TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Fisica

Trabalho Escolar: Educaçao Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Física

Obesidade na adolescência

Aluno: Erick Rosendo

Turma: 2° B n°: 08

Obesidade, o que é ?

A obesidade é definida como uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal, à custa de uma maior quantidade de tecido adiposo, isto é, há excesso de gordura no corpo.

A obesidade é uma doença que preocupa cada vez mais tanto a sociedade em geral como os cientistas e médicos. No entanto, para chegar a obesidade, existe um estágio que devemos prestar atenção especial: o excesso de peso. Realmente o excesso de peso é o início da obesidade e agindo sobre ele, estaremos reduzindo a incidência de obesidade.

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto, Os adolescentes em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.

A obesidade na adolescência pode trazer várias consequências para o jovem que podem até afetar o resto da sua vida, incluindo: as alterações da postura e até ortopédicas, com problemas de ossos (devido ao excesso de peso para o esqueleto formado), a criação de hipertensão arterial, o que nos jovens pode tornar-se mesmo muito complicado de controlar e detectar a tempo, um enorme desconforto respiratório, que vai afetar até a subir as escadas do prédio ou mesmo a deslocar-se para a escola, problemas dermatológicos, devido ao peso em excesso a sua pele acabará por tomar outras formas que dificilmente voltará ao normal sem ajuda de cirurgia estética, vários problemas de saúde, nomeadamente o colesterol e triglicerídeos elevados, principalmente devido à má alimentação tida durante imensos anos; os inúmeros problemas psicossociais, fruto de uma fraca autoestima durante toda a adolescência.

Embora informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos esteja bastante disponível nas embalagens dos alimentos, na Internet, em consultórios médicos e em escolas, é evidente que o consumo excessivo de alimentos continua sendo um problema. Devido a diversos fatores sociológicos, o consumo médio de calorias quase quadruplicou entre 1977 e 1995. Porém, a dieta, por si só, não explica o significativo aumento nas taxas de obesidade em boa parte do mundo industrializado nos anos recentes. Um estilo de vida cada vez mais sedentário teve um papel importante. Outros fatores que podem ter contribuído para esse aumento ainda que sua ligação direta com a obesidade não seja tão bem estabelecida, o estresse da vida moderna e sono insuficiente.

Como prevenir?

Para prevenir a obesidade é preciso mudar o cardápio do dia a dia, introduzindo alimentos leves e livres de gordura, evitar o sedentarismo e praticar mais atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com