TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Ensaios: Educação Fisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Betti et al (2007, p.50) a Educação Física cientificizada muitas vezes afirma que a “aprendizagem motora, a biomecânica, a fisiologia etc. é que devem prescrever orientações às práticas pedagógicas, como se pudessem, todas elas e cada uma delas, dar conta dos sentidos/intencionalidades possíveis aos sujeitos envolvidos”. Kunz (2009) relata que pelo processo de racionalização presente nas modalidades esportivas que insiste em seguir modelos de cópia e imitação de movimentos estereotipados/padronizados, ocorre a gradativa perda de qualidades humana como a sensibilidade, percepção e intuição e com essas também se perde a criatividade.

A produção do conhecimento na Educação Física atualmente vem se desenvolvendo e avançando de maneira significativa, é marcada por diversificadas produções que se diferenciam em aspectos teóricos, metodológicos, políticos e ideológicos. Estudos, reflexões, análises tem marcado discussões sobre questões referentes às bases epistemológicas para a área. Um dos grandes questionamentos que ainda fica para a Educação Física diz respeito a uma definição ou um consenso quanto a sua identidade epistemológica. O campo do conhecimento dessa área configura-se com diversas representações de ciência, já que profissionais que convivem nesse campo possuem formação em escolas e tradições bem diversas (ALBUQUERQUE, 1998).

A Educação física, área do conhecimento que tem como objeto de estudo o movimento e lida diretamente com os “sujeitos” no processo de ensino-aprendizagem desses movimentos. Movimentos esses que são humano, cultural e intencional.

http://www.efdeportes.com/efd148/construcao-do-conhecimento-em-educacao-fisica.htm

Os processos de produção do conhecimento incluindo o conhecer, o apreender, o desvelar o mundo e a realidade sempre estiveram presentes na humanidade desde a antiguidade. A curiosidade que instiga o ser humano a investigar, obter informações e respostas sobre um determinado fenômeno está ligada as necessidades particulares de cada época. Nesse sentido podemos dizer que os motivos que levaram a busca do saber na Grécia antiga, certamente não são os mesmos de hoje. Todo processo de produção do conhecimento passa por uma reelaborarão, reinterpretação do objeto que se pretende estudar. Dessa forma conclui-se com esse ensaio que apesar da pluralidade de quadros teóricos presentes na orientação da produção do conhecimento, é necessário compreendermos que seres humanos possuem diferentes olhares sobre o mundo, e a ciência não é conhecimento restrito, pois toda ideia de investigação parte da experiência de um sujeito, logo a ciência torna-se um saber que é humano e cultural. Nessa perspectiva podemos considerar que a fenomenologia encontra-se como subsidio fundamental na apreensão dos fenômenos, principalmente se tratando da Educação física, área do conhecimento que tem como objeto de estudo o movimento e lida diretamente com os “sujeitos” no processo de ensino-aprendizagem desses movimentos. Movimentos esses que são humano, cultural e intencional.

Compreender a Educação Física como área de produção de conhecimento e também como área de intervenção através da abordagem fenomenológica é reconhecer que essa área faz pesquisa e intervenção nas esferas humanas, portanto se relaciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com