TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Trabalho Escolar: Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar diferentes formas de drible.

Estimular o engajamento na marcação ao adversário.

Vivenciar os vários tipos de passes: rasteiro, alto, com a parte interna do pé.

Aprender novas maneiras de brincar que valorizando a cultura corporal.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A primeira atividade desenvolvida será o pique “foge balão”, antes de começar a brincadeira cada aluno deve receber uma bola de gás e um pedaço de barbante, a bola depois de cheia deve ser presa ao tornozelo do aluno. O objetivo dessa brincadeira é estourar a bola do colega, para que isso aconteça é preciso pisar em cima da bola, cada aluno que tiver a bola estourada sai do jogo, o pique termina quando apenas um jogador estiver na quadra com a bola ainda cheia este será considerado o vencedor da brincadeira. Os alunos podem fugir correndo por toda a quadra, porém não podem sair dela se isto acontecer o jogador perde o direito de brincar naquela rodada.

Dicas: Professor outra forma de trabalhar com esta brincadeira é dividir a turma em duas equipes mistas com o mesmo número de alunos. As equipes têm como objetivo estourar as bolas do adversário, o time que conseguir estourar todas as bolas do adversário primeiro ganha o jogo. As bolas devem estar amarradas na altura do tornozelo de cada um dos alunos, o pique acontece por toda a quadra.

A segunda atividade desenvolvida será o “jogo dos números” nesta atividade divida a quadra em duas partes iguais e os alunos em quatro grupos mistos com o mesmo número de jogadores em cada grupo. Em cada meia-quadra jogam duas equipes uma contra a outra, dessa forma acontecem dois jogos ao mesmo tempo. Os alunos ficam posicionados em cima das linhas laterais. Uma bola de futsal é colocada no centro de cada metade da quadra. O jogo acontece da seguinte forma, todos os jogadores são numerados, por exemplo, se cada time tiver seis alunos, estes alunos devem ser numerado de 1 a 6. O professor a cada rodada deve escolher um número e anunciar este número para que todos da turma ouçam. No momento que o professor anunciar o número da rodada, por exemplo, número 3 os dois aluno (um de cada grupo) que foram escolhidos para ficar com o número 3, devem se levantar e correr até o centro da quadra para pegar a bola, o aluno deve dominar a bola e fazer o deslocamento utilizando somente os pés para controlar a bola, um jogador pode tentar tirar a bola do domínio do outro sem cometer falta (empurrar, puxar e derrubar). O jogador que conseguir trazer a bola para o seu lado ultrapassando a linha lateral marca um ponto para sua equipe.

Dicas: Não permita que os grupos formados com os alunos tenham mais do que dez jogadores cada um, grupos muito grandes tornam a atividade pouco dinâmica já que os alunos acabam esperando tempo demais para participar das atividades de preferência pela formação de pequenos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com