TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Casos: Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LINCENCATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MAGNO ANDRADE DOS SANTOS

EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

UMA HISTÓRIA QUE NÃO SE CONTA

Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da Educação Física, no I período, sob a orientação do Professor: Wendel Fren

Paripiranga

Outubro de 2013

Referência Bibliográfica:

Castellani Filho, Lino

Educação física no Brasill: A história que não se conta / Lino Castellani Filho. – 19ª ed.- Campinas, SP: Papirus, 2013. – (Coleção Corpo & Motricidade)

Bibliografia

ISBN 978-85-308-0021-5

1. Educação física – Brasil 2. Educação física – Formação profissional

3. Esportes escolares 4. Inovações educacionais I. Título

Credenciais do Autor:

LINO CASTELLANI FILHO, nasceu em São Paulo, 1951, é professor de Educação Física formado pela E.E.F. da USP em 1974. Defendeu sua tese de mestrado em educação (Filosofia da Educação) na PUC de São Paulo em 1988. Entre 1978 e 1986 foi docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, exercendo neste estabelecimento a função de Coordenador do Curso de Educação Física nos anos de 1981 e 82.

Atualmente leciona na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, é membro pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Instituto de Análise sobre o Desenvolvimento Econômico-Social, sendo conhecido e respeitado por suas constantes participações em eventos diversos e movimentos que lutam por dignificar e a Educação Física no Brasil.

Resumo Descritivo da Obra:

O livro Educação Física no Brasil a historia que não se conta de Lino Castellani Filho, é uma obra crítica, que relata um pouco da história da educação física no Brasil colocando em foco a necessidade de mudanças dentro deste ramo do conhecimento. A descaracterização dos velhos estereótipos é uma missão árdua embora não é impossível. Completamente envolto pela Educação Física, o autor vem apresentar nesta obra a transfiguração histórica da educação física no Brasil ao decorrer dos anos de forma esclarecedora, conjuntamente a aspectos críticos, observando o realismo referente à colocação da educação física dentro dos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais dentro de cada momento da sociedade brasileira.

I “LÁ VEM COM HISTÓRIA”

“[...] Basta à fase superior do desenvolvimento de um dado fragmento da realidade, revelando os efeitos dos acontecimentos passados, para permitir a percepção e avaliação correta desses acontecimentos [...]” (p.17)

[...] “A história nunca está definitivamente acabada, se está subordinada a constantes reinterpretações” [...] (p.18)

Parecer:

A busca pela compreensão dos acontecimentos passados é determinada após o vivenciamento presentemente de um fato relevante. É então que os acontecimentos contribuintes para o evento contemporâneo que haviam passado por despercebido é analisado e rescrito. Motivado por essa ideologia, o autor vai à busca dos acontecidos históricos pertencente à Educação Física, objetivando uma avaliação crítica e reinterpretativa.

II DA HISTÓRIA QUE NOS É CONTADA PARA O REVELAR DE OUTRA HISTÓRIA

Tendo suas origens marcadas pela influência das instituições militares a Educação Física no Brasil, desde século XIX, foi entendida como um elemento de extrema importância para forjar daquele indivíduo “forte”, “saudável’ indispensável à implementação do processo de desenvolvimento do país [...] (p.30)

[...] A Educação Física continuou a representar seus “papeis”, não vindo a sofrer, “a personagem” por ela vivida, modificações substanciais em seus traços de personalidade, que viessem a alterar a característica de sua participação na “peça” em cena. Não nos fica difícil, então, fazermos alusão à maneira como ela lançaram mão, face à predominância à teoria da Economia da Educação. (p.83)

Parecer:

Através do panorama histórico o autor nos revela de forma crítica o que há por trás das cortinas dentro do cenário sócio educacional e político da época. A Educação Física e seus aspectos produtivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com