TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Formal

Artigo: Educação Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

Educação não formal

Para entendermos um pouco mais de Educação não formal, começaremos pelo seu conceito: "A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente. Educação voluntária, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que por si mesmos procuram a aprendizagem. Tomam em consideração as necessidades pessoais dos formandos e adequar-se a essas necessidades para responder às suas aspirações. No caso dos adultos, é um tipo de aprendizagem ao longo da vida”.

Como se educa na Educação não formal?

Antes de respondermos a essa pergunta é necessário uma breve comparação entre a Educação não formal, a Educação formal e a Educação informal.

A formal é imposta, ou seja, segue a uma hierarquia do sistema de ensino exemplos; o Mec., a secretaria de educação, etc. É organizada, separada por idade e série, e a cada etapa concluída há um certificado de capacitação para se dar continuidades a etapas mais avançadas. Ocorrem em escolas, instituições regulamentadas por lei, certificadoras, organizadas segundo diretrizes nacionais.

Já a Informal tem seus espaços educativos demarcados por referências de nacionalidade, localidade, idade, sexo, religião, etnia etc. Aprendemos com a família, vizinhos, amigos, representantes de igrejas, na mídia, internet entre outros. Esta mais voltada às relações sociais segundo o gosto de cada um. Os conhecimentos são repassados por experiências vividas anteriormente, como se fosse o passado ensinando o futuro.

E a Educação não formal situa-se no campo da Pedagogia Social, trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos. Ocorre fora do sistema formal de ensino, onde o educador é o outro, aquele que trocamos experiências, com quem interagimos.

Ao contrário da educação formal, ela não é organizada, não se separa por idade, serie ou conteúdo. Trabalha a favor do grupo e forma a cultura política de um grupo. Colabora para o desenvolvimento da autoestima e da cidadania.

Quais são os objetivos da educação não formal?

A Educação não formal tem por finalidade abrir leques de conhecimentos sobre o que esta ao nosso redor, sobre o mundo que nos circunda. Seus objetivos estão no fortalecimento da construção da cidadania. A transmissão de informação e formação política sócio cultural é uma meta na educação não formal.

Ela preparar os cidadãos educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc. Procurar preparar o individuo para a vida, não apenas para o mercado de trabalho.

Características da Educação Não formal: Metas, Lacunas e Metodologias.

Segue a baixo algumas das metas pretendidas pela educação não formal:

• O aprendizado quanto a diferenças - aprende-se a conviver com demais. Socializa-se o respeito mútuo;

• A adaptação do grupo a diferentes culturas, e o indivíduo ao outro, trabalha o "estranhamento";

• A construção da identidade coletiva de um grupo;

• E o balizamento de regras éticas relativas às condutas aceitáveis socialmente.

E agora o que deixa a desejar a educação não formal, o que falta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com