TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil: Um Espaço De Organização, Conhecimento, Aprendizagem E Lazer

Artigos Científicos: Educação Infantil: Um Espaço De Organização, Conhecimento, Aprendizagem E Lazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MARCELA MOREIRA MAGEVSKI

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO DE ORGANIZAÇÃO, CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E LAZER

Linhares

2012

MARCELA MOREIRA MAGEVSKI

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO DE ORGANIZAÇÃO, CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E LAZER

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da escola UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação da Crianaça de 0 a 5 anos - Profª. Rosely Montagnini, Ludicidade e Educaçao - Profª . Marlizete Steinle Bonafini ,Organização e Didática na Educação Infantil – Profº . Edilaine Vagula, Ensino da Linguagem Oral e Escrita – Profª . Alexandre Villas Bôas, Ensino e Alfabetização I – Raquel Franco.

Linhares

2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS

Introdução

O presente estudo centra-se em compreender a formação do espaço educativo na Educação Infantil, onde o conhecimento pedagógico do educador se da no ambiente escolar. Planejar e avaliar é fundamental para o convivio escolar, pois a avaliação é sempre continua, e o planejamento se da entre a teoria e a pratica de pensar e realizar cada atividade que sera passada provide especiais e o aprimoramento de seus conhecimentos com a presença de pedagogos e professores tendo como pnciando tudo com antecedencia. A criança necessita de um espaço com muitos objetos para cada faixa etaria. Existem varios metodos de alfabetização, e um bem comum que se utiliza é associar as letras e os sons.É importante a roda da conversa para que a criança use o vocabulario, aprenda a ouvir as ideias dos outros e expor suas ideias. O brincar esta incluido nos jogos, brinquedos e divertimentos, isto oportuna a prendizagem do aluno. Contudo, esta obra procura trazer um pouco mais de conhecimento sobre a organização do espaço educativo na educação infantil.

Articulação e Desenvolvimento

da Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), é um documento do MEC que reflete sobre o cuidar, brincar e o educar com crianças de 0 a 5 anos.

Mimos, brincadeiras e disciplina, assim é feita a felicidade das crianças de 0 a 5 anos. Nesta idade são necessários muitos cuidados pois as crianças ainda não são independentes, capazes de seguir sua própria vida, e o papel do educador é ajudar que elas desenvolvamhabilidades que contempla a autonomiae ao racíocinio lógico. Elas precisam de atividades reais para aprender, pois ainda não conseguem ter suas próprias representações.

Nos movimentos, a criança planeja toda sua afetividade, desejo e comunicação, pois existe uma interdependencia entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais, onde o ser humano cria uma consciencia sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo. Esta é uma definição de PSICOMOTRICIDADE, que além de trabalhar o corpo e seus movimentos, tambem trabalha o desenvolvimento da mentee do seu raciocínio lógico.

A educação infantil é o momento em que a criança interage com o mundo e com todos que ficam ao seu redor e com elas mesma, ela facilita a convivência da criança com a comunidade.

Segundo Wallon (1934), a criança deve ser estudada desde quando está no utero da mãe onde passa pela afetividade, no ato motor e no conhecimento, e é desenvolvida pelo meio social.

Para Piaget, os períodos de desenvolvimentos são classificados em quatro etapas, que segue a sequencia onde que no período sensório-motor, de 0 a 2 anos, o desenvolvimento ocorrre apartir de atividades reflexas para a representação e solução de problemas. O período pré-operacional, de 2 a 7 anos, segue para o pensamento pré-lógico. Já o período operacional concreto, de 7 a 11 anos, vai do pensamento pré-lógico para as soluções lógicas de problemas concretos, e por fim tem o período de operações fomais, que é de 11 a 15 anos, sempre procurando a lógica.

Planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor da educação infantil é de extrema importancia. Planejar é uma atividade que indica os caminhos corretos para o educador relacionar o processo de ensino e aprendizagem que é passado para o aluno e sempre ter um bom resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com