TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Artigos Científicos: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  9.695 Palavras (39 Páginas)  •  3.045 Visualizações

Página 1 de 39

A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Ji-Paraná

2013

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento do grafismo infantil, compreender como o desenho infantil contribui no processo ensino-aprendizagem, detectar possíveis causas para o desinteresse da criança com relação ao ato de desenhar, bem como ressaltar a importância da prática do educador neste processo. Conhecer o desenho Infantil é entender as particularidades do universo infantil. Sendo assim é importante que o educador compreenda o processo de aquisição da linguagem do desenho. O desenho é uma das formas humanas de representação do pensamento, por isso, através dele a criança pode mostrar o modo como pensa o mundo, a maneira como esse processo se dá e indicar dificuldades na área da cognição. Através de abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica, discorreu-se sobre diferentes concepções de diversos autores que acreditam que o ato de desenhar promove o desenvolvimento e aprendizagem afetiva, social, cognitiva e motora. O desenho é uma das formas de manifestação da linguagem, ou seja, a primeira escrita. Através de leituras, análise e interpretação dos livros e textos relacionados ao assunto, observou-se que o desenho infantil é um parâmetro de análise importante no progresso da criança e contribui para o desenvolvimento integral e conseqüentemente, para a aprendizagem, possibilitando melhor compreensão do universo infantil. Com o passar do tempo, a criança abandonará o desenho se não encontrar nele prazer e não for permitido que explore seu potencial criativo. É necessário repensar a maneira de olhar para o desenho de uma criança e criar um ambiente verdadeiramente próprio para sua exploração.

Palavras-chave:Desenho, criança, desenvolvimento, escola

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................03

CAPITULO 1- IMPORTÂNCIA DO DESENHO PARA A HUMANIDADE...05

1.1.0. Desenho............................................................................................05

1.1.1. O Desenho como expressividade infantil..........................................07

CAPITULO 2- FASES DO DESENVOLVIMENTO DO GRAFISMO INFANTIL...........................................................................................09

2.1.0. Fases do desenvolvimento segundo Viktor Lowenfeld................10

2.1.1. Fases do desenvolvimento segundo Piaget e Luquet..................15

2.1.2. O Desenho e a Evolução da escrita............................................20

CAPÍTULO 3 - O DESENHO E A ESCOLA.........................................23

3.1.0. O papel do professor...............................................................25

3.1.1. Possibilidade para um trabalho com desenho..............................27

3.1.2. Quando o interesse pelo desenho desaparece.............................29

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................31

REFERENCIAS...................................................................................33

INTRODUÇÃO

É comum na maioria das turmas dos anos iniciais, segundo pesquisas realizadas por vários autores e estudiosos da educação, a criança dizer que não sabe desenhar e se recusarem a começar a realizar tal atividade. Para compreender por que esse problema surge é válido saber como se desenvolve o percurso das crianças no desenho. Sendo assim, o objeto de estudo principal desta pesquisa é a contribuição do desenho infantil para o processo ensino-aprendizagem. Buscou-se reunir e revisar a bibliografia sobre estudos de alguns teóricos, traçando um breve panorama sobre o assunto, com o objetivo de analisar e compreender as fases pelas quais a criança passa no desenvolvimento do grafismo, bem como verificar a importância do desenho para a humanidade, repensar a prática em sala de aula e buscar possíveis alternativas para que a criança não deixe de usar a criatividade e a imaginação.

Tratar o desenho como uma atividade qualquer, sem objetivos, é um equivoco cometido por muitos professores. È comum observar a atividade que envolve o desenhar sendo aplicada sem qualquer intenção pedagógica, de estímulo ao desenvolvimento. Há desperdício de oportunidades por parte do docente, devido à falta de conhecimento sobre os diversos progressos do desenho nos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Pensando nestas questões é que justifica-se a realização desse trabalho, buscando realizar um estudo que possa ajudar a refletir sobre possíveis intervenções do professor a fim de que o aluno não perca o ato criativo e não se limite aos referenciais que conhece. Para realizar o trabalho usou-se a abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica, que procurou apontar as diferentes concepções de diversos autores confirmando ou conflitando as idéias, como Viktor Lowenfeld e Georges-Henri Luquet e Jean Piaget sobre os estágios do desenvolvimento mental da criança, além revistas e internet, pois essas fontes secundárias abordam o tema de forma atual. Foram feitas leituras, análise e interpretação dos livros e textos citados nas referências, resumos, anotações e considerações, e após, a construção do texto, na biblioteca da Unopar pólo Ji-Paraná, na biblioteca da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) em Ji-Paraná e na Biblioteca Municipal de Ji-Paraná, além dos livros que disponho em casa sobre o assunto.

Os embasamentos teóricos dão subsídios para uma prática reflexiva sobre o desenvolvimento infantil, pois tanto na escrita como no desenho, a criança percorre um caminho grande até aprender e entender a linguagem gráfica que vão dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, constituindo os primeiros símbolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com