TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação No Brasil

Resenha: Educação No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Falar sobre a educação, no Brasil, é algo cauteloso e difícil, considerando que as leituras feitas por pessoas de níveis , acadêmicos, políticos partidários,e também da sociedade civil e demais atores sociais e outras.

A conferência Nacional de Educação traz discussões relevantes para que sejam pensadas as novas políticas educacionais no Brasil a partir de 2011, haja vista tal documento balizar e fundamentar o novo Plano Nacional de Educação para a década de 2011/2020.

As políticas que sustentam teoricamente o funcionamento do ensino brasileiro são dadas conforme planos realizados pelos poderes de cada esfera seja ela municipal estadual ou federal levando em conta os dados encontrados em Institutos de Pesquisa, a exemplo do instituto de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dessa forma, a direção dessas políticas se dá dentro de visões como a de equivalência, categoria bastante protegida nas propostas, principalmente a partir de 1990, estando em um ponto bem elevado nos últimos anos dessa década. O novo documento da CONAE foi desenvolvido a partir do titulo: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Este vem ao encontro das insatisfações da população em geral destacando-se que as conferências foram realizadas de forma articulada com a sociedade e que tal conferência está em um âmbito maior: O Sistema Nacional de Educação.

As propostas do documento da CONAE, realizada em Brasília no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, nos convida a um olhar sociológico no que diz respeito à explicação das necessidades educacionais brasileiras, onde volveremos o nosso olhar nos recortes dos eixos estruturados conforme as prioridades desencadeadas pela conferência e estabelecendo uma mediação dialética com os temas: melhoria, qualidade, equidade e igualdade.

Para a educação especial, a principal proposta é a criação da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, assegurando o acesso à escola dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades na educação básica e na educação superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com