TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Não Formal

Artigo: Educação Não Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho consiste na elaboração de uma apresentação que traga reflexões a respeito da importância das atividades lúdicas, e reforçando que o brincar é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, para que através delas possam compreender melhor o mundo em que vivem e as relações sociais que estabelecem.

O trabalho será composto por quatro etapas distintas, onde cada uma delas trará a tona reflexões de diversas perspectivas a respeito do brincar e propor ações integradas que levem ao brincar no cotidiano escolar, envolvendo faz de conta, a pratica de brincadeiras tradicionais, a construção de regras e de limites para que possam participar.

O papel do professor na prática pedagógica

É de extrema importância uma boa relação entre aluno e professor. O professor deve estar sempre inovando, planejando, para que possa atender as necessidades de cada aluno em sala de aula.

A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem

Entendemos que o processo democrático requer a participação ativa de seus sujeitos e que uma gestão de qualidade está ligada a mudanças nos fins da educação, assim o estágio tem como objetivo a observação da realidade e a participação nos processos da organização escolar, para que a educação seja entendida como elaboração do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores, a partir desses conceitos, compreender melhor a escola e a sua função social, destacar as suas especificidades, pois a escola é uma organização social dotada de responsabilidades e particularidades que dizem respeito à formação humana por meio de práticas políticas, sociais e pedagógicas.

O uso de jogos e brinquedos matemáticos na construção da aprendizagem.

No processo de brincar deve estar presente às regras e os limites, sejam elas implícitas ou explícitas variantes conforme o ambiente, pois, apesar do brincar se caracterizar como um comportamento livre, algumas limitações devem ser estabelecidas, a fim de prezar pela segurança e pela convivência social bem sucedida. Dessa forma, ao perceber que as brincadeiras possuem regras para sua execução as crianças passam e respeitá-las e a compreender que tudo que fazem precisam respeitar e acatar essas regras para que consigam participar da brincadeira, e assim levam isso para toda a vida.

Justificativa do vídeo

Apesar de ainda haver muitas resistências no que diz respeito à modernidade nas nossas escolas, devido à resistência de aceitação dos colegas que estão acostumados com as metodologias antigas e continuarem achando que é desnecessário uso das facilidades que existem hoje para engrandecer e aprimorar o aprendizado dos alunos, fazer com eles busquem cada vez mais seus conhecimentos o professor hoje é um modelador de aprendizagem, pois para quem sabe se adequar aos novos padrões com rapidez ótimo que não sabe deve procurar, deve ficar sempre à frente, do que é novo, pois os alunos estão cada vez mais integrados com o manuseio das mídias e se duvidar-nos daqui um certo tempo.

As crianças já nasceram com algum recurso tecnológico nas mãozinhas, pois o futuro nos revela novidades a cada momento o que hoje eu conheço de tecnologia se eu não me mantiver informada, conectada, atualizada, serei obsoleta diante aos alunos e ultrapassada, pois eles dominam tudo isso muito bem.

O vídeo retrata muito bem essas citações as quais me referi, os alunos numa biblioteca o recurso de aprendizagem que nunca deverá ser descartado, pois mesmo que tenha a biblioteca virtual a manual sempre terá seu valor, o mundo é um moinho o que está em alta hoje, amanhã poderá esta em baixa e assim vivemos e convivemos.

Nosso papel como professor educador é trazer os alunos sempre num parâmetro seguinte nunca devemos menosprezar o mais antigo e nem supervalorizar o novo, pois só existe o novo, por que para criá-lo o modelo foi um velho, tenho um exemplo bem representado: a máquina de escrever, pois ela fica ali num cantinho, pois se o teclado do PC travar pode-se recorres a ela, e o teclado do PC foi inspirado em que teclado e por aí vai à busca do conhecimento.

Ambiente/ Sala: Brinquedoteca

Usuários: Crianças de 1 a 4 anos

Recursos Tecnológicos Justificativa Estratégia de uso Objetivos Aplicação de Tecnologias assistidas

Computador Contribui para que o aluno saiba explorar a escrita, a oralidade e leitura, através do desenvolvimento lúdico. Que o aluno possa codificar a escrita e oralidade. O computador pode ser considerado uma das mais importantes invenções, revolucionaram-se as relações de vida e de trabalho, o acesso foi permitido às pessoas portadoras de deficiência através do que chamamos de tecnologia assistida.

Rádio Trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora, a diversão e audição. Fazendo com que o aluno interaja com a música, e desperte o prazer em aprender. O rádio é o meio de comunicação mais democrático no que diz respeito á acessibilidade. O veículo citado é capaz de chegar aos lugares mais remotos e alcançar.

Instrumentos musicais É um espaço onde as crianças podem expressar, de modo simbólico, suas fantasias seus desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vive. Tornar as aulas mais interessante e desafiadora, mostrando para o aluno que ele é capaz. Com algumas adaptações, utilizam partituras em Braille para ensinar portadores de necessidades especiais.

Ao tocarem diversos tipos de instrumentos musicais.

Câmera digital É utilizada em momentos especiais para registrar as atividades diárias das crianças. Que eles guardem de lembranças alguns momentos de aprendizagem. É um software que Le o texto diferente dos navegadores com interfaces gráficas onde as imagens são carregadas.

Televisão Incentivar o aluno aprender se divertindo e que ele possa codificar as palavras de modo correto explorar sua criatividade. Desenvolver a iniciativa através dos exemplos adquiridos. Através do uso das tecnologias e a informação, colabora com o desenvolvimento, consequentemente, promover vida independente e incluisão.

Projeto Pequenos Artistas

Nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com