TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Sociedade E Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Educação Sociedade E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da psicologia na educação

Nesta unidade 4, vimos a importância da psicologia na educação, pois seu papel histórico é relevante na reformulação de conceitos, metodologias e pedagogias através de seus estudos na psicologia do desenvolvimento, na psicanálise, na psicologia da aprendizagem, na psicologia do comportamento. Essa ciência juntamente com outras vêm propondo novos olhares para a educação, tornando-se indispensável ferramenta no cotidiano escolar, influenciando todo o nosso dia a dia. Relacionamos todos os dias com pessoas, em casa, nas ruas, em ambiente de trabalho, cada um com o seu modo de ser e pensar, agir, com ideias e opiniões diferentes que muitas vezes se divergem entre si. Interessantemente, a proposta do sócio interacionista de Vygotsky, nos traz a ideia de que aprendemos com os iguais e crescemos com os diferentes, portanto, lidar com essas diferenças e conviver em harmonia com elas são os maiores desafios. A aprendizagem e o desenvolvimento estão interligados desde quando nascemos.

A psicologia do comportamento muito contribui para a educação no sentido de explicar as causas determinantes para comportamentos específicos, explicar como se estabelecem as relações intra e interpessoais além de fatores que são determinantes no sucesso ou fracasso da aprendizagem. Estas só poderão acontecer através das relações afetivas.

A construção do profissional docente se dá a partir da relação com suas vivências pessoais, projetos de vida, experiências e ideais, bem como a sua inserção na coletividade, o que significa dizer que o professor é um ser em relação e em constante crescimento.

Vários temas foram abordados, tais como aqueles relacionados aos estágios de desenvolvimento humano, como ocorre o desenvolvimento e aprendizagem e ainda aspectos relevantes sobre personalidade. Estudamos ainda temas transversais como: disciplina e motivação, mudança dos costumes ao longo do tempo, gênero nas relações escolares. Ao finalizar o módulo, tratamos do contexto social, o papel da mídia na escola e ainda sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade bem como a importância das relações interpessoais e gestão escolar. A leitura deste conteúdo em pauta nos estimulou a procurar maiores conhecimentos, entendimentos e nos proporcionou interessantes reflexões.

Pude perceber também, que a psicologia auxilia a pedagogia tanto na compreensão dos fenômenos cognitivos, emocionais, motores e sociais envolvidos no processo de aprendizagem, como também na otimização das relações professor- professor, professor – aluno, aluno- aluno, família- escola, ou seja, em todos os envolvidos no processo ensino- aprendizagem.

A escola passa ter uma importância muito grande e significativa enquanto espaço de formação de pessoas, não apenas espaço para transmissão de conhecimentos é também formadora de cidadão, responsável pela formação de sua personalidade, do ser que nela se encontram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com