TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, Sociedade E Trabalho

Exames: Educação, Sociedade E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA – 2 EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO

Ciências Naturais e Sociais

Dentro do contexto da apostila me chamou a atenção quanto o homem começa a procurar a solução de suas dúvidas, problemas e mistérios por meio da ciência. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade, surgiram dois grandes campos de investigação: As ciências naturais -destinavam-se a pesquisar os fenômenos da natureza; As ciências sociais - estudavam o homem na sociedade, em suas diversas dimensões.

Depois de centenas de anos de dominação dos nobres e do clero, entravam em cena novos personagens que mudaram o eixo do poder, como, por exemplo, a burguesia.

A burguesia tentava se afirmar como classe dirigente, liderando ações revolucionárias para retirar o poder do clero e da nobreza, segmentos dominantes no regime monárquico. No século XIX, em meio à diminuição do poder eclesiástico e monárquico e consolidação do Capitalismo com suas fábricas e indústrias, também emergia o movimento operário. Era uma nova classe que via suas condições de vida e trabalho piorarem com o crescimento da industrialização, enquanto a burguesia concentrava cada vez mais riqueza e poder.

Até o século XVI, a produção de bens para consumo se dava de forma artesanal. A produção era pequena porque era individual, a máquina inexistia e era muito baixo o capital aplicado ao seu negócio. Aos poucos, o trabalho artesanal foi substituído pelo trabalho manufaturado. Surge o capitalista, proprietário da oficina de trabalho e da matéria-prima que será transformada. Esse capitalista explora o trabalho de vários artesãos, que executam, cooperativamente, uma série de operações que dará forma final à mercadoria.

Nas últimas décadas do século XVIII, na Inglaterra, intensificou-se o processo de industrialização. Na fábrica, os trabalhadores não possuíam mais os instrumentos de trabalho, substituídos pelas máquinas, manejadas pelos operários.

Com esse texto posso afirmar que os conhecimentos que adquiri com essa disciplina são de grande proporção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com