TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Um Ato De Amor

Artigos Científicos: Educação Um Ato De Amor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

.

A educação infantil é um espaço de formação de desenvolvimento e aprendizagem, e é nesse espaço que o professor vai acompanhar este desenvolvimento de formação integral e significativa, tendo como principio conhecer os interesses e necessidades da criança, saber quem ela é sua história, conhecer sua família e assim compreenderá as reais possibilidades dessa criança.

É importante nesse momento que o professor faça um planejamento para organizar, coordenar suas ações em relação esse aluno.

E assim coloco que o professor precisa ter amor pela profissão, ser um constante pesquisador e continuar seus estudos, pois assim será mais fácil enfrentar os desafios e favorecer o avanço de seus alunos. É de suma importância que o professor mantenha uma relação de afetividade, dialógica com esse sujeito, procurando sempre registrar os momentos mais interessantes de dúvidas e curiosidade para avaliar os avanços do educando.

Enfim, são muitas as formas de transmitir conhecimento, possuindo cada uma delas aspectos no aprendizado que contribuirão de uma forma ou de outra para o processo de alfabetização.

DESENVOLVIMENTO

Infância na etimologia da palavra refere-se à incapacidade de falar. De acordo com o dicionário “é um período de crescimento humano que abraça do nascimento até a puberdade”.

A noção de infância vem se evoluindo no decorrer da história da humanidade, pois no passado a criança era vista como um adulto em miniatura, não era valorizada porque não era útil para a sociedade, portanto não tinha voz, não podia decidir sua própria infância. A partir do momento que tudo era posto para criança era pensado pelo adulto, pois acreditavam que elas não tinham idade para decidir o que vestir o que calçar o que falar, ou seja, era desconhecida e rejeitada na sociedade, eram consideradas fruto do pecado nasciam indignas de viver e precisavam de ser melhoradas através de castigos para serem boas.

Com a Revolução Industrial por volta do século XVlll, foram grandes as dificuldades de reconhecimento da infância, de forma que as crianças de classe pobre foram recrutadas para trabalhar nas fábricas e foram escravizadas humilhadas e torturadas.

Com a inserção da mulher no mercado de trabalho muita crianças pequenas cuidavam dos seus irmãozinhos menores, pois as mães não tinham com quem deixar seus pequenos e assim houve um auto índice de mortalidade infantil.

Com o passar dos anos de acordo com a Constituição Federal de 1988, “a criança é considerada como sujeito de direitos” sendo responsáveis pelo desenvolvimento desse sujeito a família, a sociedade e o estado, tendo o direito de ir e vir de dar opinião de expressar sua crença, de participar da vida política, enfim é uma criança crítica, que pensa que percebe as coisas que faz parte de uma organização familiar inserida na sociedade.

É um ato educativo para o desenvolvimento dessa criança o cuidar e o educar que de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) “ aponta como metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância são reconhecidos”.

Portanto o cuidar e o educar propiciam situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, interação com o outro, respeito, confiança e o desenvolvimento global da mesma, pois de um lado a criança necessita de cuidados relacionados à saúde, alimentação, vestuário e por outro lado a interferência imediata do adulto para realização dessas tarefas do dia-a-dia e são cuidados que não podem ser desvinculado do processo de desenvolvimento.

Assim é importante que o professor reflita sobre o cidadão que deseja formar e compreenda que o planejamento é que orientam as práticas do educador, ele é fundamental, pois organiza o tempo, a metodologia os objetivos e a avaliação.

Na educação infantil a avaliação é para ajudar o professor compreender as necessidades dos alunos e avaliar a sua prática pedagógica, pois cada criança vem de um contexto social diferente e não podemos comparar uma criança com a outra em função da etapa de desenvolvimento.

A avaliação acontece principalmente pela observação seguida de registro, ela deve ser processual, contínua e acontecer através de diversas oportunidades, diversas técnicas avaliativas aonde o professor vai acompanhando os avanços e os retrocessos é um momento de coleta de dados sobre o desenvolvimento do aluno, e toda essa coleta de dados não pode acontecer ao acaso é necessário um registro sistemático para que possamos acompanhar como se dá esse avanço e ter uma ação pedagógica para trabalhar as dificuldades que vão surgindo nesse processo.

E assim coloco os métodos de alfabetização como sendo muito importante na formação escolar de um indivíduo, pois aprender a ler, e escrever é marcante. A alfabetização e o letramento são processos multifacetados e de natureza específica, ambos são processos diferentes, porém indissociáveis. São muitas as formas de alfabetizar e a maioria dos países adota métodos variados. Existe o método sintético e o analítico, sendo que o sintético está dividido em: silábico-sintético e fônico sintético.

O ambiente alfabetizador deve proporcionar uma sala de aula que lhes permita ter acesso a diversos tipos de cultura deve ser organizada de forma que se constitua uma ferramenta de aprendizagem ter atividades lúdicas para favorecer o vocabulário da criança, a capacidade motora, o raciocínio e a criatividade e que inclua diversos gêneros textuais, os quais devem estar acessíveis aos alunos.

A roda de conversa é uma ótima oportunidade para trabalhar a oralidade com as crianças e a interação, é o momento de dar voz a elas, é um espaço para criança expressar suas emoções, seus sentimentos, dialogar de forma profunda, é um momento rico aonde ocorre a contação de história aonde podemos trabalhar conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com