TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação econômica brasileira

Ensaio: Educação econômica brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Ensaio  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1.2 - Tarefa 1

Tarefa 1

QUESTÃO 1: Aqui o aluno deve ser estimulado a estudar as principais atividades de aprendizagem sugeridas pelo livro-texto da disciplina. Essas atividades constam nas páginas 39 a 41 do referido livro. As questões sugeridas seguem abaixo:

1. Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.

Com certeza ajuda a pensar sim, pois aos longos dos anos até hoje vivenciamos fatos econômicos e sociais que aconteceram naquela época.

Extraindo uma reportagem do município aonde resido que é Santa Luzia Mg podemos dizer que “Para atrair investidores no município, a prefeitura municipal adotou a política de incentivos fiscais, como a alíquota de 2% do ISSQN. Nos cinco distritos industriais estão instaladas diversas empresas de vários segmentos de mercado. Nos últimos anos, a taxa de crescimento da cidade foi de 13% e o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 78%. Este crescimento é reflexo de uma política voltada para o desenvolvimento econômico e social, ou seja, investir na geração de empregos, no atendimento social e na preservação da identidade cultural do município e por ser uma cidade polinucleada, a cidade não possui uma localidade com característica de centro econômico, as atividades estão localizadas em bairros polos, sendo que no distrito de São Benedito está concentrada a maior atividade comercial, sendo muitas vezes confundido com sendo o centro por pessoas que não conhecem a cidade direito ”. Consequentemente juntamente com nosso País, acrescentando em investimentos e orçamentos públicos para agregar valores para toda a população.

2. Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a quais fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

A saber entendemos que durante o “milagre econômico” houve um grande aumento da economia, mas infelizmente houve uma disparidade das classes de renda, desta forma, gerando desempregos.

3. : Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

Com certeza, desde os tempos passados o Estado é o maior intervencionista da economia Brasileira. Mas, infelizmente a concentração de renda no país é desigual e em contra partida a economia Brasileira cresceu consideravelmente nos últimos anos. Sem contar que a economia está sempre passando por altos e baixos, devidos a juros altos, inflações e etc. e muitas trabalhadores sofrem com estas mudanças principalmente os menos qualificados do mercado, o que causa muito desemprego devido à falta de mão de obra qualificada.

4. (8 pontos): Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?

QUESTÃO 2 (14 pontos): Faça uma pesquisa na internet, em artigos científicos e textos acadêmicos (dica: essa pesquisa pode ser feita no Google Scholar) e explique os motivos que levaram Celso Furtado a identificar, no processo de industrialização brasileiro pós-1929, o que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com