TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não Formal

Ensaios: Educação não Formal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Ambientes não escolares

Trabalhos Salete

Pedagogia e ambientes não escolares

1- Um das dimensões da educação não formal é a reflexão a respeito das questões sociais, visto que Sua preocupação inicial era a de formar e informar os cidadãos, entendendo que, por meio da cultura e da educação, as pessoas adquiririam noções básicas para participar da vida política, social e cultural da nação. Seu surgimento se deveu a iniciativas sociais que, ao criticar a insuficiência da educação formal, buscaram ofertar, por meio de atividades diversas extracurriculares, a aprendizagem de saberes e fazeres diferenciados (identificados como elementos de socialização, como jogos, música etc., ou mesmo de uma atividade de iniciação à qualificação profissional).

2. Nesta sociedade, embora não seja política das empresas, tampouco da sociedade, a democratização e a disseminação generalizada do conhecimento, as formas de organização do trabalho e os modelos de gestão de pessoas, trazem pressupostos de novas formas de valorização do saber do trabalhador e implicam numa necessidade de qualificação e requalificação constantes, mas nem sempre acessíveis a todos.

Muito embora muitas organizações estejam longe de atingir um estágio de desenvolvimento e ainda encontram-se na era industrial, nas organizações denominadas high tech, para assegurar a capacitação do trabalhador e a conseqüente vantagem competitiva, verificamos um

maior investimento no capital intelectual, aquilo que corresponde à somado conhecimento de todos os seus empregados.

Os altos investimentos feitos em equipamentos caros e sofisticados, somados ao baixos níveis de qualificação do trabalhador, à necessidade de melhoria de produtividade e a alta competitividade enfrentada pelo mercado em níveis internacionais, têm levado as empresas a investirem, na formação e qualificação profissionais dos seus empregados.

Ética educação e trabalho

1. A escola é o espaço das interações entre sujeitos em formação, sujeitos que deverão se tornar autônomos e que devem desde sempre ser capazes de, a partir dos conhecimentos lingüísticos e sociais adquiridos em suas vivências, encontrar meios para se fazer entender uns com outros,pois, é a partir das interações éticas concretas que se pode chegar a confrontar com adiversidade de orientações em questões morais, e é a partir de ações políticas que se pode promover a igualdade de condições sociais, para que todos possam ser de fato incluídos no debate das questões morais universais.

2. Independente de qual faixa etária o professor esteja diante, os valores que devem ser passado certamente deverão seguir os preceitos da liberdade e igualdade. Um professor não deve jamais defender suas idéias ou crenças pessoais, pois as crianças na escola serem preparadas para seguir o caminho do bom, do belo e do justo. Desta forma, a máxima de não se fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem a nós mesmos ajuda na formação de um caráter idôneo e respeitoso.

Libras

1. A prova definitiva que estabelece as diferenças entre as línguas orais e as de sinais é que as últimas só podem "explorar" sua versão visual. As línguas orais são auditivas e portanto lineais.

As línguas de sinais não seguem a ordem e estrutura frásicas das línguas orais, assim o importante não é colocar um sinal atrás do outro, como se faz nas línguas orais (uma palavra após a outra). O importante em sinais é representar a informação, reconstruir o conteúdo visual da informação, pois os surdos lidam com memória visual. As línguas de sinais possuem sua gramática própria, assim como as línguas orais possuem as suas, sendo elas totalmente independentes.

2. A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa

_____________________________________________________________________________

Educação em espaços não escolares

Importância e área de atuação da Pedagogia

A sociedade contemporânea tem sido assinalada por rápidas modificações de desempenho, que se refletem claramente na área educacional. Para acompanhar essas alterações, governos e educadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com