TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não Formal

Artigo: Educação não Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Educação não-formal

A educação não-formal vem como um adicional, um diferencial para as camadas favorecidas economicamente e como algo compensatório e complementar para as pessoas com menor acesso à educação. A educação não-formal deu inicio em 1967,quando o pedagogo norte americano Coombs divulgou que havia uma crise na educação. A partir desse momento, iniciou-se a aceitação e a visualização de outros modos de educação, outras possibilidades educacionais fora do formato tradicional.

A educação não-formalmarca um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos pessoas para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica etc. Em resumo, analisamos a educação não-formal como um dos núcleos básicos de uma Pedagogia Social (Maria da Glória Gohn). Essa educação não-formal tem sido o espaço por excelência para que o individuo aprenda os saberes essenciais da vida em sociedade. É por meio dela que se promovem aprendizagens significativas e se geram movimentos e lutas que, além de ensinar, podem resultar em ganhos qualitativos para aeducação formal e para sociedade como um todo.

Através dos tempos a Educação tem experimentado diversas transformações, seja no campo social, cultural ou político que vem consolidar o seu entendimento nos diversos espaços, sendo eles institucionalizados ou não.

Pode-se afirmar que a educação é um fator essencial na vida do homem e da sociedade, tornando um elemento permanente na sociedade como um todo.

Sendo um processo contínuo, a educação ultrapassa os limites do saber e a simples aquisição do conhecimento. Acontece em diversos espaços, não se limitando apenas ao âmbito escolar, pois a educação é um instrumento de humanização, o qual deve abranger a sociedade, do saber comunitário e por meio do processo de conscientização que o indivíduo irá adquirir uma postura conhecedora de sua participação na sociedade.

A aprendizagem ganha maior ênfase, no que se refere à valorização do indivíduo em seus aspectos culturais e nos demais valores, ocorrendo durante toda vida.

A educação não formal é aquela que se aprende através dos processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas.

O objetivo da educação não formal é capacitar os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo. Abrir as janelas de conhecimento sobre o mundo que cerca os indivíduos e suas relações sociais através da construção no processo interativo para gerar um processo educativo voltado para os interesses e as necessidades do indivíduo que participa.

A transmissão de informação política sócio cultural é uma meta na educação não formal, preparando cidadãos para a civilidade em oposição ao egoísmo, através do ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes em ambientes espontâneos onde a relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências ou pertencimentos herdados.

As diferenças entre a educação formal e não formal, a comparação é quase automática. A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. São instituições regulamentadas por lei, certificadores, organizadas segundo as diretrizes nacionais. Pressupõem ambientes normatizados, regras e padrões comportamentais definidos previamente, destacando-se a formação do indivíduo como cidadão ativo, desenvolvendo habilidades e competências variadas, criatividades, percepção, motricidade, etc. Requer tempo, local específico e pessoal especializado. Organização de vários tipos inclusive o curricular, sistematização sequencial das atividades, disciplina, regulamentos e leis, órgãos superiores, etc. Tem caráter metódico e usualmente divide-se por idade, classe de conhecimento. Há certificado e titulação capacitando os indivíduos a seguir graus mais avançados.

Já na educação não formal o outro é o grande educador, é aquele com quem interagimos ou nos integramos.

Os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos fora das escolas em locais informais onde os processos são interativos, intencionais e importantes na diferenciação da educação formal.

A educação não formal ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente onde a participação dos indivíduos é optativa, mas também, pode ocorrer por força de certas circunstâncias da vivência histórica de cada um. Ela não é, organizada por séries, idades ou conteúdos, atua sobre aspectos subjetivos do grupo, desenvolvendo laços de pertencimento, contribuindo na construção da identidade coletiva do grupo, fundamentada no critério de solidariedade e interesses comuns como parte do processo de construção da cidadania coletiva e pública do grupo.

As metodologias utilizadas no processo de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com