TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Tesoura - Em Uma Alavancagem Financeira Por Uma Empresa.

Monografias: Efeito Tesoura - Em Uma Alavancagem Financeira Por Uma Empresa.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 2

Os empresários atualmente são bem claros em relação aos riscos que envolvem seus negócios. Portanto em todas as decisões a serem tomadas sempre haverá uma análise do grau de risco para o resultado final.

A medida do retorno pelo qual os empresários assumiram os riscos é a relação dos lucros com os investimentos realizados. O retorno terá uma relação direta com os riscos assumidos. Toda decisão vai exigir dos empresários atenção especial em relação à possibilidade de um risco em função de um retorno esperado. Tal risco poderá ser definido como a dificuldade para sanar os custos operacionais, pois tal risco ocorrerá quando o lucro não for suficiente para cobrir os custos.

Por outro lado muitos empresários são contrários aos riscos, possuem posturas defensivas nas decisões de seus negócios, mantendo uma base forte em suas estruturas organizacionais. Os mesmos são contrários apenas aos riscos financeiros, pois quando os mesmos acontecem, eles costumam compensá-los cortando custos fixos, principalmente com cortes de pessoal.

Um dos maiores riscos que as empresa correm, se não o maior, é conhecido como efeito tesoura, tal efeito ocorre no momento em que a empresa aumenta demasiadamente suas vendas sem ter um valor de capital de giro correspondente ao volume de vendas, necessitando assim financiar grande parte de sua necessidade de capital de giro através de créditos de curto prazo. Ocorrendo nesse caso um crescimento negativo do saldo de tesouraria proporcionalmente a necessidade de capital de giro.

A necessidade de capital de giro vai depender basicamente do nível de atividade de uma empresa. Seu aumento geralmente vai acontecer nos períodos de queda nas vendas ou também em períodos de crescimentos rápidos. Com o crescimento das vendas, se a empresa não conseguir um crescimento da necessidade de capital de giro na mesma proporção do autofinanciamento, o seu saldo de tesouraria vai ficar cada vez mais negativo com o crescimento das vendas.

Ocorrendo tais fatos a empresa estará se desenvolvendo num efeito tesoura. Os empresários necessitarão de um acompanhamento bem cauteloso com o saldo de tesouraria, pois esse acompanhamento irá mostrar aos mesmos até que ponto poderão se endividar. O crescimento das vendas nem sempre será um fator positivo, e a queda nas venda nem sempre será um acontecimento negativo. Pois tudo dependerá da relação entre a variação da necessidade do capital de giro sobre as próprias vendas e também sobre o autofinanciamento das mesmas.

Dessa forma se faz necessário observar atentamente que o crescimento seja pautado para os pilares financeiros que possam sustentá-lo, para que não existam contrapontos, os quais poderão direcionar tal crescimento para o caminho do encerramento das atividades da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com