TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alavancagem Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Alavancagem Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 2

Alavancagem Operacional

Conceito:

Alavancagem Operacional é a medida que indica qual foi o nível de alavancagem ocorrido no percentual do lucro, com relação a um determinado nível de vendas.

Nos diversos níveis de resultados obtidos, temos os seguintes tipos de alavancagem operacional:

Grau de alavancagem negativa: ocorre quando um aumento na receita bruta provoca uma queda no resultado operacional. Isso acontece nas seguintes situações: a margem de contribuição é negativa ou o crescimento da receita bruta é acompanhado pelo aumento das despesas fixas.

Grau de alavancagem modesta: é registrado quando a empresa opera no prejuízo e quando os seus custos fixos estão acima do dobro da margem de contribuição. Nesse caso, um aumento na receita bruta de x% colabora para diminuir o prejuízo mas, em uma percentagem menor.

Grau de alavancagem em equilíbrio: ocorre quando a empresa opera no prejuízo e quando os seus custos fixos são exatamente o dobro da margem de contribuição. Nesses casos, um aumento na receita bruta de x% colabora para diminuir o prejuízo, na mesma proporção.

Grau de alavancagem operacional: é o que ocorre na maioria dos casos, ou seja, um aumento ou uma diminuição da receita bruta x% gera um aumento ou uma diminuição do resultado operacional num percentual sempre maior.

Desenvolvimento:

Como mostrado anteriormente, a Alavancagem Operacional é a medida que indica qual foi o nível de alavancagem ocorrido no percentual do lucro, com relação a um determinado nível de vendas. Portanto, esta medida é calculada e analisada através do Grau de Alavancagem Operacional que nos emite a medida alcançada através de determinado aumento ou diminuição de vendas.

GAO = ∆ % Lucro / ∆ % Volume

Exemplo:

• Aumento na produção:

Se a empresa aumentar o seu nível de produção, mantendo-se os demais valores, haverá um lucro nas unidades acima do ponto de equilíbrio. Esse aumento de produção resulta em um baixo GAO, operando acima do ponto de equilíbrio o risco de gerar prejuízo tende a ser menor.

- Aumento de 100%no nível de produção. De 400.000 unidades para 800.000 unidades.

• Diminuição na produção:

Se ocorrer uma diminuição no volume de produção haverá uma perda no lucro da empresa, ocasionando um aumento no GAO, isso resultará em uma maior proximidade do ponto de equilíbrio, aumentando o grau de riscos.

- Redução de 10% no nível de produção. De 400.000 unidades para 360.000 unidades.

Conclusão:

Pode-se concluir que dizer que para os produtos que tem uma alta alavancagem operacional, caracterizada por altos custos fixos e baixos custos variáveis, pequenas alterações no volume de vendas irão resultar em grandes mudanças nos lucros. Já para os produtos que têm uma baixa alavancagem operacional, caracterizada por baixos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com