TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficaz E Conceitos básicos Sobre Os Principais Componentes De Custo

Artigo: Eficaz E Conceitos básicos Sobre Os Principais Componentes De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

Unidade I

Tecnologia em Processos Gerenciais

Ailton Covre – RA 6784393593

Claudio Roberto da Silva – RA 7119510590

Eduarda Moreira Sant’Ana – RA 6751372540

Leandro Sousa Gomes – RA 6506261834

Vandressa Portugal Coelho– RA 6945438616

ATPS – GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Tutor Presencial:Santana

Campinas-SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

TIPOS DE PLANEJAMENTO 4

PROJETO DE EXTENÇÃO 5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

Planejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende de onde se olhe, porem vamos ficar com os seguintes:

Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolvam esse processo na produção de um produto, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

Se usarmos o planejamento nesses termos, as possibilidades de que um projeto funcione são, sinceramente, de uma grande porcentagem. Se usamos conscientemente o sentido mais amplo desse termo e aplicamos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem sobremaneira e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, um bom meio e um ótimo final.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. É por ser complexo que a responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa. Estar ciente dos pontos fortes e fracos da empresa, das ameaças e oportunidade e da conjuntura econômica é a competência mínima necessária para se alcançar os objetivos de longo prazo. Afinal, a implantação das diretrizes propostas pelo planejamento estratégico, por ter característica de irreversibilidade, pode comprometer a sobrevivência da empresa.

Todavia, de forma isolada, o planejamento estratégico é insuficiente para movimentar uma empresa. O estabelecimento de objetivos de longo prazo não apresenta ações imediatas que operacionalizem o processo. A ausência desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

Os planejamentos táticos focalizam-se em otimizar determinada área da empresa e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Difere basicamente do planejamento estratégico por compreender prazos mais curtos, ter uma menor abrangência, apresentar riscos menores e, portanto, ser mais flexível e passível de reversão.

A fase final do processo de planejamento consiste em formalizar o plano pretendido, através da criação de metodologias de desenvolvimento. Essa responsabilidade fica a cargo do planejamento operacional que, em suma, elabora o plano de ação que será aplicado no dia-a-dia da empresa. Esse planejamento contabiliza os recursos necessários para desenvolvimento e implantação, apresenta os procedimentos básicos a serem adotados, os responsáveis pela implantação e execução e os produtos finais esperados. Sempre obedecendo a métodos, orçamentos predefinidos e cronogramas. Em critério de comparação, o planejamento operacional compreende prazos ainda menores, tem menor abrangência, apresenta riscos menores e maior flexibilidade em sua execução do que o planejamento tático.

PLANEJAMENTO NAS ATIVIDADES DO ADMINISTRADOR

A visão transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser alguém especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, é muito limitada.

Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.

O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa.Para as pessoas comuns, o ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com