TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixos E Arvóres

Ensaios: Eixos E Arvóres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Elementos de Maquinas 03: Eixos e Árvores

Os eixos e árvores são componentes mecânicos que sustentam os elementos de máquinas, podem ter perfis lisos ou compostos, onde são montadas as engrenagens, polias, rolamentos, volantes, manípulos e outros elementos de maquinas.

Os eixos e as árvores podem ser fixos ou giratórios:

• Eixos fixos - Os elementos como as engrenagens e as polias giram apoiadas no eixo que permanece fixo.

• Árvores ou eixo-árvore giratório - O eixo se movimenta, junto com seus elementos ou independentemente deles, como eixos de afiadores (esmeris), rodas de trole (trilhos), eixos de máquinas-ferramenta, eixos sobre mancais.

Os eixos e árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais, sendo mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão, de acordo com a solicitação de esforços os eixos podem ser de: aço ao carbono, aço-níquel, aço cromo-níquel, aço-manganês. Eixos e árvores com finalidades específicas, podem ser fabricados

em cobre, alumínio, latão ou plastico.

Os eixos podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados.

As árvores podem ser estriadas, ranhurados e flexiveis.

O eixo cardan é um sistema de transmissão, muito utilizado em veículos com tração 4x4, tem a função de fornecer independência às forças, por meio de um tipo de articulação.

O eixo cardan é composto de dois eixos tubulares: um primário, centrado à fonte de rotação e outro secundário centrado ao eixo de tração. As suas extremidades contam com articulações denominadas juntas móveis universais ou homocinéticas, que podem possuir rolamentos, mangas de ligação, grampos ou anéis de pressão. São utilizados em equipamentos e transmissões que se tenha desalinhamento do conjunto, ou que o trabalho desse conjunto possa ocasionar um desalinhamento, como no caso de uma transmissão de caminhão, onde o movimento do eixo traseiro promove desalinhamento com a saída da caixa de marchas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com