TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração De Relatórios

Seminário: Elaboração De Relatórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Este texto pretende estabelecer regras para a confecção de relatórios para as disciplinas experimentais de Físico-Química. Seguem normas para a elaboração dos relatórios e a maneira como alguns itens deverão ser entregues.

É importante notar que a avaliação do relatório passa pela adequação às normas citadas abaixo e pela correção do tratamento e interpretação dos dados experimentais.

Inicia-se por lembrar que se trata de relatórios sobre dados experimentais obtidos diretamente e sua intepretação, o que implica em necessidade de objetividade e correção.

1. Capa e sumário ou cabeçalho

A capa do relatório é opcional. Caso seja utilizada, é importante que contenha:

- Identificação da prática realizada;

- Identificação dos autores do relatório;

- Turma a que os alunos estão ligados;

- Identificação do professor responsável pela disciplina.

Por tratar-se de relatório pontual, o sumário (ou índice), é dispensável. O mesmo pode ser dito de uma página de rosto.

Caso a capa não seja utilizada, as primeiras linhas da primeira página do relatório devem conter as informações citadas acima, sem exceção.

2. Introdução

A introdução de cada relatório devem conter as informações necessárias para que o leitor seja capaz de entender a interpretação dos dados experimentais.

Não será tolerada a cópia de textos na introdução de qualquer fonte. A cópia de textos em qualquer ponto do relatório implicará em anulação do relatório, sendo atribuída nota 0 (zero) aos autores. Está incluída aqui a cópia da introdução do procedimento experimental cedido pelo professor para introduzir o experimento.

A introdução deverá citar as fontes das informações através de referências bibliográficas. Para a confecção de referências bibliográficas, veja a seção correspondente.

3. Objetivos

Deve mostrar sucintamente quais os objetivos do experimento realizado.

4. Parte experimental

Essa seção deverá conter os equipamentos utilizados e os procedimentos realizados, inclusive a preparação para os experimentos. Quanto mais completa essa seção, mais útil será para os estudos pré-avaliações dos cursos.

5. Resultados e Discussões

Nessa seção deverão ser apresentados os dados experimentais obtidos, os tratamentos de dados necessários. Os resultados e tratamentos deverão ser discutidos e todos os procedimentos de cálculo realizados deverão ser explicitados no relatório. Conjuntos grandes de dados deverão ser apresentados em forma de tabelas ou quadros.

Quando solicitados, tratamentos adicionais dos dados e respostas a perguntas feitas nos procedimentos deverão ser apresentados nessa seção.

6. Conclusões

Deverá conter as principais observações e sua comparação com resultados da literatura técnica.

7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com