TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração De Uma Proposta Didática Na Perspectiva Interdisciplinar.

Pesquisas Acadêmicas: Elaboração De Uma Proposta Didática Na Perspectiva Interdisciplinar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

CAMPUS CASCAVEL

Disciplina: Metodologia do ensino de Ciências

Professor: Eduarda Maria

Acadêmico: Carla Roberta Andretta Carneiro

Trabalho: Elaboração de uma proposta didática na perspectiva interdisciplinar.

CONTEUDO: Biomas Brasileiros e os impactos ambientais sobre os biomas brasileiros;

ÁREA DO CONHECIMENTO: Biologia

DISCIPLINAS: Biologia, geografia, historia, química, física, português, matemática.

PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL - Compreender o conceito de bioma;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Conhecer os biomas brasileiros e suas principais características e os principais impactos causados pela ação humana.

- Localizar no mapa do Brasil esses biomas.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICOS

1ª Etapa: Estimular o conhecimento

Assistir com os alunos vídeos relacionado com o tema proposto. Pedir aos alunos que durante a apresentação façam anotações como: nome do bioma; tipo de clima, vegetação e solo; flora e fauna característica de cada bioma; principais impactos relacionados à ação humana sobre este bioma. Ao final do filme professor irá discutir com os alunos o conceito de bioma e as anotações feitas pelos alunos.

E como trabalho fora de sala de aula ( lição de casa), solicitar fazer uma pesquisa que complemente as informações sobre biomas brasileiros.

2ª Etapa: Localizando os biomas no mapa do Brasil

O professor deverá providenciar cópias ampliadas do mapa do Brasil.

Distribuir aos alunos, individualmente, uma cópia do mapa e solicitar que eles pintem de cores diferentes, os biomas que estão estudando. Os dados para a pintura do mapa devem ter sido obtidos durante a apresentação do filme e na pesquisa realizada em casa.

3ª Etapa: Socializando conhecimento

Dividir a sala em 7 grupos, sendo que cada grupo deverá representar um dos biomas que estão estudando (Amazônia, Pantanal, Costeiros, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Campos sulinos).

O professor deverá solicitar antecipadamente matérias para confecção dos cartazes (fotos dos biomas, canetas coloridas, cartolinas, entre outros).

Cada grupo deverá elaborar a apresentação na forma de cartazes e também com uma apresentação oral para a turma. Solicite aos alunos que preparem cartazes que tenham como principal objetivo representar cada um dos biomas de acordo com as características obtidas no filme e na pesquisa (nome do bioma; tipo de clima, vegetação e solo; flora e fauna característica de cada bioma; principais impactos relacionados à ação humana sobre este bioma). Ressalte a importância da utilização de imagens, juntamente com textos escritos, que ressaltem a qualidade visual do cartaz. O professor não deve esquecer de solicitar antecipadamente matérias para confecção dos cartazes (fotos dos biomas, canetas coloridas, cartolinas, entre outros).

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, giz, multimídia, filmes, recortes de jornais e revistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com