TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Electronica

Por:   •  21/5/2015  •  Ensaio  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Especialização Tecnológica

Energias Renováveis

Disciplina:

Electrónica

Título Trabalho:

Aplicação de Componentes e Rectificação de Meia Onda

Nome do Aluno:

Ricardo Jorge Agostinho Alves

1011845

Nome do Aluno:

Jorge Manuel Almeida Costa

1011775

Docente:

Prof. Lobão Andrade

Data:


INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objectivo demonstrar de forma suscita os resultados obtidos em aula prática de laboratório, com recursos as montagens apresentadas nas figuras respectivamente, através da montagem de um circuito de meia onda, com polarização directa e polarização inversa, obtendo-se resultados apresentados no osciloscópio, onde demonstrará a curva de características do diodo aplicado ao circuito prático, que foi proposto.

Material utilizado:

  1. Fonte de alimentação de 12VDC
  2. Resistência de 420 ohms
  3. Diodo de Zener de 6V
  4. Diodo de Zener de 5V
  5. Osciloscópio


Exercícios Práticos:

Com polarização directa, podemos verificar que o diodo de zener só conduz no sentido positivo, e quando atinge a sua tensão de zener ele mantém essa tensão durante um período e depois vai a zero. E assim sucessivamente. Como Exemplificado na imagem seguinte:

[pic 2]

Quando polarizado inversamente, podemos verificar que o diodo de zener só conduz na parte negativa, e quando atinge a sua tensão de zener ele mantém essa tensão durante um período e depois vai a zero. E assim sucessivamente Como mostra a seguinte imagem:

[pic 3]


Ligação em paralelo:

Na ligação em paralelo de dois diodos zener, um polarizado directamente outro inversamente, podemos verificar na onda de saída que conduz nos dois sentidos.

[pic 4]


Ligação em Serie:

Na ligação em serie de dois diodos Zener, orientados no mesmo sentido podemos verificar, no osciloscópio a sua onda de saída. Quando polarizado directamente ele conduz no sentido positivo, e quando polarizado inversamente ele conduz no sentido inverso, ate atingir a sua tensão de zener, que neste caso e a soma das duas tensões de zener dos dois diodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (919.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com