TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Electrónica Analógica E Digital

Ensaios: Electrónica Analógica E Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à Eletrônica Analógica

A eletrônica analógica surgiu com o advento de serem criados novos circuitos de controle que de certa forma trabalham com grandezas físicas váriaveis ou não, formas oscilatórias em baixas ou altas frequencias e que são utilizados em quase todos os tipos de equipamentos.

Principios da eletrônica Analógica A eletrônica analógica se baseia na manipulação das tensões e correntes existentes num circuito, formando circuitos capazes de realizar amplificações de sinais, comutação de máquinas e possibilitou a diversificação das telecomunicações que a principio só trabalhavam com modulações de sinais. Os elementos chavez da eletrônica analógica são os chamados transistores, resistores, capacitores, bobinas, potênciometros e circuitos integrados, cristais e outros. A eletrônica analógica se baseia nos principios da lei de ohm, que o estudante de eletrônica deve procurar entender para poder fazer calcúlos aplicativos em circuitos.

Ficheiro:Http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/Transistor.JPG

Lei de ohm Resistência = Tensão x Corrente Tensão = Resistência/Corrente Corrente= Resistência/Tensão

Forma-se assim a primeira lei de ohm ou o triangulo R

_________

V / I

A chave para entender a eletrônica analógica é o entendimento sobre o funcionamento dos transistores e seus associados, o transistor a grosso modo se comporta como um interruptor, capaz de ligar ou desligar alguma coisa, porém o mesmo é capaz de trabalhar oscilando seu estado milhões de vezes seguidas dependendo do modelo do transistor, em eletrônica as coisas funcionam incrivelmente rápido e de forma assombrosa podemos obter assim sinais e manipulalos conforme a necessidade de um projeto. O transistor tem 3 terminais, sendo um que se denomina base ( onde é aplicada uma tensão de 0,6v), o coletor ( onde se aplica a tensão a ser comutada/amplificada) e o emissor que é o terminal de descarga, onde será ligado alguma carga ou dispositivo. A tensão de base (0,6v) faz o transistor conduzir, sem essa tensão aplicada na base o transistor corta e não conduz. O transistor tem valores minimos e máximos de tensões aplicáveis e por isso são feitas tantas variações do mesmo, cada qual para uma aplicação. Os transistores bipolares, ou seja, o tipo mais antigo e que tem seu trabalho definido por corrente elétrica, são divididos em 2 grupos, Transistores NPN ou PNP. Essa denominação é devida ao tipo de dopagem que o silicio é submetido e seu funcionamento é inverso, ou seja um transistor NPN é polarizado diferentemente de um PNP.

Eletronica analógica

Na eletronica analógica estudam-se as correntes elétricas (amperes) e as tensões elétricas (em volts), que podem variar o seu valor durante um certo tempo.

Existem vários aparelhos eletrônicos que usam circuitos analógicos para o seu funcionamento. Temos como exemplos mais comuns, os aparelhos de rádio e de televisão. Para entenderem melhor, pegando no exemplo de um aparelho receptor de rádio, sabemos que o som reproduzido pelos altofalantes varia continuamente no tempo, reproduzindo diferentes tonalidades, timbres, volumes, etc. No caso dos aparelhos de televisão, também as imagens transmitidas no ecrã têm milhares de cores diferentes com intensidades de luz diferentes.

Pegando nestes dois exemplos, constatamos que existem várias correntes e tensões eléctricas que podem ter os mais variados valores durante o seu funcionamento, algo que não acontece na electrónica digital.

Eletronica digital

Na eletrônica digital estudam-se correntes elétricas e tensões elétricas que têm apenas duas variáveis num circuito – ou estão presentes ou não estão presentes – durante o funcionamento do aparelho. Todos os computadores, aparelhos de vídeo, de som, de imagem e muitos outros, utilizam este tipo de circuitos, que através do uso de circuitos digitais complexos, controlam com todo o rigor as imagens, sons e outras funcionalidades do aparelho.

Existem portanto apenas dois estados em eletrônica digital: o estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com