TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Electronica E Telecomunicacoes

Casos: Electronica E Telecomunicacoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  9.438 Palavras (38 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

A raiva é uma moléstia infecciosa aguda, causada por vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), caracterizado por um quadro de encefalite. Todos os mamíferos, incluindo o homem, são susceptíveis ao vírus da raiva podendo, portanto, serem infectados pelo mesmo e desenvolver a doença. O prognóstico é fatal em praticamente todos os casos.

A redução da morbilidade e mortalidade de doenças preveníveis por vacinas é a principal finalidade da vacinação Os tipos mais comuns de mordedura são as de cães, gatos e macacos. Os problemas de saúde consequentes de uma mordedura dependem do tipo de animal e da gravidade da mordedura, e incluem a raiva, hemorragia, infecção, perda de tecido, tétano e reacções alérgicas. Mesmo nos Estados onde ela já está sob controlo às acções de vigilância da doença são fundamentais. O atendimento é descentralizado, prestado pela rede pública de serviços de saúde.

O agravamento das mordeduras de animais domésticos está presente no quotidiano de todos os centros de saúde, tendo grande número de atendimentos devido à importância do tratamento profilático.

O profissional de enfermagem na unidade de saúde desenvolve múltiplas funções, sendo um dos recursos humanos mais importantes para os cuidados que se prestam ao paciente. As funções da enfermagem são realizadas de forma fluida e sem interrupção mediante o intercâmbio oral e escrito de informação ou observação adquirida durante cada plantão.

Os cuidados de enfermagem para os pacientes com mordeduras exigem monitorização imediata e agressiva, assim como tratamento e o cumprimento rigoroso das medidas preventivas evitará a entrada de germes patogénicos no organismo do enfermo. Os cuidados de enfermagem necessários ao paciente visam identificar as manifestações clínicas, diagnósticos, tratamento e complicações.

O cão é o principal agressor. Mesmo com a doença controlada, é necessário adoptar medidas como a supervisão constante, o treinamento dos profissionais, a educação para a saúde da população.

Este estudo limita-se em caracterizar a qualidade de serviços prestados pelos enfermeiros do Banco de urgências do Hospital Provincial de Cabinda no período entre 2010 e 2012. Pretende-se avaliar os conhecimentos destes profissionais, as condições de trabalho e outros aspectos que condicionam ou podem condicionar a qualidade desses serviços e, duma forma ou outra, o grau de satisfação dos utentes desses serviços. Por outro lado, atendendo a grandeza do problema e as exigências do próprio estudo, bem como as causas determinantes para a viabilidade da pesquisa, pensamos delimitar o mesmo nos serviços do Banco de urgências do Hospital Provincial de Cabinda.

Situação problemática

A raiva é considerada um problema de saúde pública em Angola e mais particularmente em Cabinda, não pelo número de casos notificados, mas por sua alta letalidade, de praticamente 100% e pelo constrangimento que provoca na nossa sociedade. Conforme citamos acima, Cabinda viveu um surto epidemiológico nos anos 2010 - 2012 que ocasionou um total de 18 óbitos e havia muita falta de informação por parte dos técnicos do banco de urgências daquela Unidade no que diz respeito as modalidades diagnósticas e as medidas de prevenção imediata, ao curto e ao longo prazo.

Este tema reveste-se de uma grande importância e constitui uma das situações problemáticas para a sociedade Angolana, muito em particular de Cabinda no sector da saúde pública onde se quer melhorias na qualidade de vida e não só permite ter uma visão sobre a raiva, suas causas, sinais de alerta e medidas para o seu controlo.

O estudo feito por alguns sábios inclinados na matéria, defendem que o bom porte e sustento da saúde consiste no seu potencial e promissor dos conhecimentos.

Por isso, tem levado a muitos que exercem essa actividade em preocuparem-se na busca de vias de como prevenir a raiva.

Ao longo da nossa formação como estudantes da UPRA no curso de enfermagem, foram efectuados vários estágios práticos em diversas áreas do Hospital Provincial de Cabinda (HPC), apiedados pelas observações do dia-a-dia dos serviços assistenciais, a existências de casos drásticos de mordeduras por animais de estimação em certos pacientes no (HPC), inquietou-nos a elaboração de um trabalho científico de modos a pesquisar as causas que influenciam o aparecimento de pacientes afectados com raiva no Banco de Urgência de Cabinda. O contributo para a sua prevenção, em função á essa realidade, motivou-nos a descrever “Actuação do Enfermeiro do (HPC) na profilaxia da raiva em clientes vítimas de mordeduras por animais de estimação (cães, gatos e macacos), caso do Banco de Urgência (2010-2012) onde se observa a seguinte situação problemática: crianças populares com mordeduras, arranhaduras, óbitos por raiva, etc.

Formulação de Hipóteses

De forma a encontrar mecanismos e subsídios para melhor compreender e desenvolver o tema, baseando do problema de pesquisa e do propósito de elaboração do projecto de estudo, propõem a seguintes hipóteses:

1) Défice nas actividades de educação para saúde de modo à conhecer sobre as medidas de prevenção contra Raiva iniciando na prática hospitalar até as orientações básicas na comunidade.

2) Há pouco conhecimento por parte dos Enfermeiros no que diz respeito as estratégias para a aplicação da vacina.

3) Inexistência de protocolo fixada nos consultórios para a conduta a tomar perante uma Mordedura de animal com potencial poder de transmissão da Raiva assim como o diagnóstico precoce dos pacientes suspeitos e o tratamento urgente.

Uma hipótese bem formulada possui variáveis que permitem a sua demonstração como tal, para o nosso trabalho identificamos as seguintes variáveis:

Variáveis independentes

a) Conhecimentos dos enfermeiros sobre a importância da prevenção da Raiva.

b) Inexistência de protocolos de vacinação, de tratamento das lesões de mordedura e de medidas terapêuticas fixadas nos consultórios e Banco de urgências.

Variável dependente

 Actuação do Enfermeiro na profilaxia da Raiva das pessoas mordidas e as que apresentam sinais de raiva.

Objectivos

A elaboração e desenvolvimento deste trabalho é de extrema importância, tanto para nós como para todos quanto poderão ter acesso ao mesmo, se considerarmos a importância da profilaxia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com