TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Maquina II

Artigos Científicos: Elementos De Maquina II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

1.Objetivo

-Identificação de lei de ohm

-Montar o gráfico de tensão pela corrente

-Determinar a resistência a partir do gráfico

-Comparar o valor encontrado com o valor nominal do resistores

-Analisar a voltagem e a corrente elétrica em uma lâmpada.

2.Teoria

A energia elétrica pode se transformar em outras formas de energia.É ocaso , por exemplo, da lâmpada elétrica , do aquecedor ou ferro elétrico,em que a energia das cargas elétricas se transforma em calor (efeito jaule).Esses aparelhos são constituídos de filamentos metálicos chamados de resistores.Neles se observa a transformação de energia elétrica em térmica.

Estudando a corrente elétrica que circula nos resistores,Georg Simon ohm – cientista alemão que viveu entre 1789 e 1854 determinou, experimentalmente, a relação que há entre a diferença de potencial (Uab) nos terminais de um resistor , e a intensidade de corrente elétrica (i) neste resistor.

A lei de ohm é descrita por:

Onde U ab é a diferença de potencial (DDP) entre os pontos A e B, onde R é a resistência elétrica e i é a corrente elétrica que passa pelo resistor.Assim , para um dado circuito no qual a resistência é a constante, a corrente e a voltagem são proporciomal entre si .Isso significa que a corrente será duas vezes maior para uma DPP também duas vezes maior , é Ω (ohm).se traçarmos um gráfico da DPP (U) pela corrente (i),teremos uma reta cujo o coeficiente de inclinação indica o valor da restencia.

Vamos chamar todos os resistores que obedecerem a essa relação de resistores ôhmicos . Caso os resistores não tenham esse comportamento vamos considerá-los não-ôhmicos.

Um circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo pelo qual os elétrons podem se escoar de um terminal de uma fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar ao terminal oposto da mesma fonte.Diversos elelmentos podem compor um circuito,tais como gerador ,resistores, capacitores , motor elétrico, lâmpada etc., conctados por fios condutores. A figura abaixo representa um circuito elétrico de corrente continua.

OBS: A representação gráfica de um circuto elétrico de corrente continua. Os símbolos representam gerador de corrente continua (DC), amperímetro (A), voltímetro (V) e elemento resistivo (R).

Um circuito é de corrente continua (abreviado usualmente por CC ou DC – Direct current) quando o valor da corrente elétrica (i) , que percorre o circuito, permanece constante com passar do tempo.Isso significa que a fonte de alimentação CC mantém sempre a mesma polaridade, de forma que a corrente no circuito tenha sempre o mesmo sentido da corrente é , por convenção, do terminal potencial elétrico (+) para o de menor potencial (-).

Um circuito é dito de corrente alternada (abreviado usualmente por CA ou AC – Alternate corrent) quando o valor da corrente elétrica i que percorre o circuito varia senoidalmente com o passar do tempo .Nesse caso, a tensão muda de polaridade em períodos bem definidos , de forma que acorrente no circuito circula ora num sentido , ora no outro.A figura a seguir representa um circuito elétrico de corrente alternada.

OBS:A representação gráfica de um circuito elétrico de corrente alternada.Os símbolos representam gerador de corrente alternada (AC),amperímetro (A), voltímetro(V) e elemento resistivo ( R ).

Nos condutores metálicos ,a corrente elétrica é formada por cargas negativas (elétrons) que se deslocam do potencial menor para o maior .Assim , para evitar o uso freqüente de valores negativos para corrente, utiliza_se um sentido convencional para ela, isto é, considera_se que a corrente elétrica num condutor metálico seja formado por cargas positivas , indo, porem , do potencial maior para o menor.

A corrente elétrica pode causar diversos efeitos e perturbações no corpo humano, principalmente quando ela atravessa o coração ou o tórax .

Intensidade Pertubações durante o choque Situacão após o choque resultado provavel

< 1ma nehuma normal normal

1 a 9 ma choque fraco normal normal

9 a 20 ma choque doloroso dores restabelecimento

20 100 ma choque forte paralisia restabelecimento

> 100 ma choque fortissimo morte imediata morte

> 1 a choque fortissimo morte imediata morte

3.Procedimentos experimentais

1.Monte o circuito abaixo e encontre a tensão e a corrente sobre o resistor R.

Resistor=1,7K

Volatagem(V) Corrente( i )

0,5v 0,185 ma

1,0v 0,553 ma

1,5v 0,814 ma

2,0v 1,057 ma

2,5v 1,364 ma

3,0v 1,637 ma

3,5v 1,906 ma

4,0v 1,36 ma

4,5v 1,63 ma

5,0v 1,93 ma

5,5v 2,26 ma

6,0v 2,53 ma

Resistor=0,33Ω

Volatagem(V) Corrente( i )

0,5v 13,3 ma

1,0v 28,7 ma

1,5v 42,7 ma

2,0v 57,6 ma

2,5v 73,7 ma

3,0v 87,5 ma

3,5v 102,6 ma

4,0v 118,7 ma

4,5v 132,7 ma

5,0v 150,2 ma

5,5v 155,7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com