TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

8ª classe de elementos da máquina II

Tese: 8ª classe de elementos da máquina II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Mecânica

8ª série Elementos de Máquinas II

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir esses objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nessa proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Carlos Eduardo Hellmeister Thiago Cugler Magueta

Engenharia Mecânica - 8ª série - Elementos de Máquinas II

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste

desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia.

Produção Acadêmica

• • • •

Relatório 1 – Moto-redutores. Relatório 2 – Caixa de redução. Relatório 3 – Parafusos de potência. Apresentação final em Power Point e construção de uma cartilha de cálculos.

Participação

Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4; • com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; • espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com • um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • com capa, contendo: • nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; •

• título da atividade; • nome do professor da disciplina; • cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1

Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Thiago Cugler Magueta

Carlos Eduardo Hellmeister

Engenharia Mecânica - 8ª série - Elementos de Máquinas II

Pág. 3 de 7

DESAFIO

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cresce o número de profissionais que ingressam na área de consultoria. Observando esse mercado é preciso estar atento a novas tecnologias e novos métodos de trabalho para poder sugerir soluções com menores custos e mais eficazes. Observando esse crescimento e aplicando na área alimentícia, é possível identificar vários seguimentos necessitando de melhorias nos processos e rapidez nas produções, principalmente as empresas de pequeno porte que, muitas vezes, ainda possuem um processo manual em suas instalações. Para aplicar esses conceitos um grupo de trabalho irá solucionar o problema de produção de uma empresa de fabricação de bolachas. O processo utilizado por essa empresa na mistura de ingredientes, ainda é feita de maneira manual, causando refugos de massa de bolacha ou uma mistura não homogênia. O grupo de trabalho deverá construir um misturador de componentes da massa de bolachas, para isso deverá elaborar um memorial de calculo de cada passo apresentado a seguir e finalizar com uma apresentação para a venda dessa

solução para empresas do ramo.

Figura 1 – misturador de componentes de massa de bolacha

Objetivo do desafio

Elaborar uma cartilha, contendo os cálculos para construção de uma máquina misturadora de componentes de massa de bolacha.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: engrenagens e sistemas de engrenagens Essa atividade é importante para aprender a desenvolver os cálculos necessários para a construção de um sistema moto-redutor. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Carlos Eduardo Hellmeister Thiago Cugler Magueta

Engenharia Mecânica - 8ª série - Elementos de Máquinas II

Pág. 4 de 7

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto da máquina. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar o RPM do misturador na tabela abaixo:

Final Somatória 1e2 3e4 5e6 7e8 9e0 Valor RPM 16 rpm 19 rpm 22 rpm 24 rpm 28 rpm

Passo 2 (Equipe) Pesquisar em sites de fabricantes de motorredutores os tipos disponíveis para mercado. Escolher 5 tipos e listar as suas características, lembrando que estaremos trabalhando na indústria alimentícia. Sites sugeridos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com