TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Maquinas

Exames: Elementos De Maquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

1-Resumo:

Esta ATPS tem como objetivo a favorecer a aprendizagem da disciplina de Elementos de Máquinas, estimulando a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente, vivência de trabalho em equipe, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

2. SUMÁRIO

1. Resumo.....................................................................................1

2. Sumário.....................................................................................2

3. Desafio......................................................................................3

4. Etapa 1......................................................................................4

4.1. Etapa 1 – Passo 1..................................................................4

4.2. Etapa 1 – Passo 2..................................................................4

4.3. Etapa 1 - Passo 3...................................................................6

3-DESAFIO

Elementos de máquinas são os elementos encontrados em todas as máquinas existentes. Com esses elementos obtemos o funcionamento e a vida útil das máquinas através de eixos, parafusos, mancais, engrenagens, etc.

Na maioria das vezes esses elementos seguem normas de padronização, podendo ocorrer variações para ajuste e melhoramento do processo das máquinas.

Como desafio para esta ATPS, a equipe foi designada para encontrar uma solução de transporte de uma carga fabricada. Essa equipe deve construir um guindaste para transportar um conjunto de caixas que foram fabricadas para dentro do container.

No momento essa empresa está em contenção de custos e não pode fazer a aquisição de um guindaste, por isso ele deve ser construído, levando em consideração todos os esforços envolvidos e os dados levantados.

4-ETAPA 1

4.1- Passo 1

Somatória Valor Carga

Nomes e RA dos integrantes do Grupo:

José Jair da Rosa - 3724701239

Airton Azevedo Junior - 3246554762

Clelio Henrique – 3257572090

Cleverson William – 3257573710

Osmar Molinari – 3284576848

Wanessa Florentino -3226023078

9+2+0+0+8+8=27

2+7=9 >> 8500 lbf.

8500 lbf x 4,45= 37825N >>37,82KN

4.2-Passo 2

Deformação Elástica:

É um problema que acontece quando uma maquina e submetida a uma imposição de cargas ou temperaturas de operação, se torna suficientemente elevada para interferir com a capacidade da máquina em executar satisfatoriamente a sua função requerida.

Flambagem:

É um problema que acontece quando uma combinação crítica de magnitude e/ou ponto de aplicação de carga, juntamente com a configuração geométrica do componente da máquina, faz com que uma deflexão do componente seja repentinamente aumentada com uma ligeira elevação da carga. Esta resposta não linear resulta em uma falha por flambagem se o componente flambado não for mais capaz de realizar sua função de projeto. Flambagem por fluência é a falha que ocorre quando, após um período de tempo, o processo de fluência resulta em uma combinação instável de carregamento e geometria da peça da máquina, de modo que o limite crítico de flambagem é excedido e a falha acontece.Fadiga:

No geral é aplicado a separação repentina e catastrófica de um componente de máquinas em duas ou mais partes, resultando na aplicação de cargas ou deformações variáveis por um certo periodo. Esse erro ocorre por meio da iniciação e aumento estável de uma trinca, até que esta se torne instável e se propague repentinamente até ocasionar o erro. Os carregamentos e as deformações que causam a falha por fadiga são tipicamente muito inferiores aqueles da falha por carregamento estático.

Escoamento:

É a falha que ocorre quando a deformação plástica em um componente dúctil da máquina, causada pelas cargas de operação impostas ou movimentos, se torna elevada o suficiente para interferir com a capacidade da máquina em executar satisfatoriamente a sua função requerida.

Indentação:

É a falha que se da, quando forças estáticas entre duas superfícies curvas que agem em contato resultando em escoamento de um ou de ambos os componentes que estão interligados, para produzir uma descontinuidade superficial permanente e de tamanho significativo. Por exemplo, se uma esfera de rolamento é carregada estaticamente, de modo que a esfera seja forçada a indentar (marcar) permanentemente a pista de rolamento pelo escoamento plástico localizado, diz-se que a pista está indentada (marcada). A subsequente operação de rolamento deve resultar em um aumento intolerável de vibração, ruído e aquecimento, portanto, a falha terá ocorrido.

Corrosão:

Implica em que uma peça da máquina não consegue fazer sua função corretamente por causa de um desgaste não desejado do material, isso implica em uma interação química ou eletroquímica com o meio ambiente. A corrosão, frequentemente, interage com outros modos de falha, tais como o desgaste ou fadiga. As muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com