TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Quimicos

Artigos Científicos: Elementos Quimicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos na forma de uma tabela em função de suas propriedades. É muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender o porquê de certos átomos serem extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico e energia e ionização.

A tabela periódica é constituída também pelos grupos ou famílias, e que esses grupos tem as seguintes características: Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência, assim os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família, e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a um, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi colocado no Grupo um, mesmo sem ser um metal. E para identificar onde se encontram os grupos na tabela, eles estão nas linhas verticais, onde é lida de cima para baixo.

A tabela periódica é divida em metais, não-metais e semi-metais e os grupos são classificados em: Família 1A do grupo 1 que é dos metais alcalinos, a família 2A do grupo 2 que é dos metais alcalinos terrosos, a família B do grupo 3 à 12 dos metais de transição, a família 3A do grupo 13 da família do Boro, família 4A do grupo 14 da família do Carbono, família 5A do grupo 15 da Família do Nitrogênio, família 6A do grupo 16 dos Calcogênios, família 7A grupo 17 dos Halogênios e família 0 ou 8A do grupo 18 dos Gases Nobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com