TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água E Elementos Químicos

Pesquisas Acadêmicas: Água E Elementos Químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Água e elementos químicos

A água como solvente ela dissolve muitas substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, especialmente ácidos e sólidos iônicos. A água prefere fazer ligação de hidrogênio com ela mesma, mas, também pode vir a fazer esse tipo de ligação com moléculas hidroxílicas. Por ser polar, a água aproxima-se dos íons que formam um composto iônico (sólido) pelo polo de sinal contrário à carga de cada íon, conseguindo assim anular suas cargas e desprendê-los do resto do sólido.

O NaCl sendo dissolvido pela água , a mesma é chamada de solvente e o NaCl de soluto. Quando a água é utilizada como solvente, tem-se uma solução aquosa.

As soluções aquosas podem ser ligações de hidrogênio (ex. açúcar), ou hidratação (ex. cloreto de sódio).

As soluções também podem ser: insolúveis; suspensão; levemente solúveis; miscíveis; imiscíveis; e parcialmente miscíveis.

Um nutriente essencial para o nosso organismo é o sódio. Presente naturalmente nos nossos alimentos, e adicionado nos alimentos industrializados. Em nosso corpo ele atua, na regulação osmótica dos fluídos corporais, na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. Mas o consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de hipertenção arterial, doenças cardiovasculares e problemas renais, entre outras.

Um alimento muito consumido diariamente por muitas pessoas e com alto teor de sódio, fora o sal de cozinha, é o Biscoito de Água e Sal com 741mg.

O potássio é um elemento mineral abundante no nosso corpo, e é encontrado em vários alimentos tanto de origem animal como de vegetal. Ele exerce um papel muito importante para o relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas, e para a conservação do equilíbrio ácido/base. Já a falta dele, pode causar problemas de ritmo cardíaco e debilidade muscular. Um alimento consumido no dia-a-dia das pessoas que contem potássio além da banana que é a mais conhecida é o feijão, sem do entre eles o feijão branco com 1.189 mg em uma xícara e o feijão carioca com 707mg em uma xícara, batata,folhas verdes, peixe, uvas passas, melão, abacate, mamão.

Para saber a quantidade de sal que podemos usar é só multiplicar o sadio por 2,5, pão de queijo sódio 102mg x 2,5= 255g, bisnaguinha 339mg x2,5 = 847, batata palha 662mg x 2.5 =1655 ,bolacha água e sal 223mg x2.5= 567, maipones126 mg x2.5 =315 .

Devido a capacidade que a água tem de dissolução, ela é um importante agente de transporte de elementos e devido a alta capacidade térmica, ela muda os seus estados, de líquido (água oceânica) para gás (vapor d´água) e sólido (gelo) transferindo calor, saindo e voltando do oceano através do ciclo hidrológico .

Os elementos químicos que compõe as águas fluviais são elementos dissolvidos naturalmente das rochas e dos solos. Há diferenças entre os componentes dissolvidos pelas fluviais e pelas águas do mar. Os elementos que predominam nas águas fluviais são: bicarbonato, seguidos pelos elementos cálcio, sílica, sulfato, cloro, sódio, magnésio e potássio.

A água do mar contem 70 componentes químicos, constituída por solvente e soluto. Na química, um sal é um composto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com