TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de elementos químicos testar chama

Seminário: Determinação de elementos químicos testar chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

Identificação de elementos químicos pelo teste da chama

1-TÍTULO: Identificação de elementos químicos pelo teste da chama, realizado na data ....

2. OBJETIVO: Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais. Identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama. Observar espectros associados à presença de elementos químicos metálicos.

3. RESUMO: primeiramente é aquecido o clips no cone superior da chama do bico de Bunsen. Onde se apresentar coloração é porque o clips está sujo e sendo assim é necessário mergulhar o clips na solução de HCl de concentração 2mol/L e levar de novo à chama. Havendo necessidade, repetir este procedimento até não haver coloração. Após isto se deve Mergulhar o clips no béquer contendo primeiramente ácido, em seguida no béquer com água e por fim no recipiente contendo a amostra do elemento metálico de forma que uma pequena parte da substancia permaneça no clips. Por fim se deve levar o clips a chama, observar e registrar a cor, pois cada elemento produz uma cor diferente.

4. INTRODUÇÃO: O teste de chama é uma técnica usada em química para detectar a presença de alguns íons metálicos, tendo por base o espectro de emissão característico para cada elemento. O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.

5. MATERIAIS E MÉTODOS:

5.1) Materiais Utilizados:

1) Bico de Bunsen

2) Pinça de madeira

4) Espátulas duplas

5) Dois béqueres de 100 mL

6) Fio de platina ou crômio-níquel – substituído por um clips

5.2) Reagentes Utilizados:

1) Solução 1,0 moL/L de HCl

2) água

3) 18 amostras de elementos metálicos.

5.3) Procedimento Experimental:

Primeiramente foi feita a limpeza do clips aquecendo-o no cone superior da chama do bico de Bunsen e posteriormente mergulhando-o em água (não havia a solução de HCl) com o auxilio de uma pinça de madeira até que se observasse que o clips encontrava-se limpo. Posteriormente se mergulhava o clips na água e em seguida no recipiente contendo o elemento químico metálico com o objetivo de agarra-lo. Por fim o clips o qual continha uma pequena porção do elemento metálico era levado à chama onde se observava a cor da chama e o registro da mesma. O procedimento foi repetido com as 18 amostras.

6. RESULTADO E DISCUSSÃO: Foram utilizadas 18 amostras de substâncias no experimento, enumerados de 1 a 18 e todas em estado sólido.

Na amostra 01, tínhamos como sólido cristais brancos, semelhante ao açúcar que quando em contato com o fogo produziu chamas alaranjadas com faíscas(piro fosfórico), características do Cloreto de Sódio(NaCl).

Na amostra 02, a substância tinha características semelhantes ao açúcar molhado, também branco, e produziu chamas laranja+amarelo, com algumas faíscas, então registramos ser o Cloreto de Cálcio(CaCl2).

Na amostra 03, tínhamos como sólido um pó branco com alguns cristais, que em contato com as chamas produziu a cor verde limão, então concluímos que era o Bário(Ba).

Na amostra 04, o sólido era um pó branco que em contato com as chamas produziu a cor alaranjada bem escura, características do elemento(nome do elemento).

Na amostra 05, tínhamos como sólido cristais que quando em contato com o fogo produziram a cor vermelho forte, características do Cloreto de Estrôncio(CuCl2).

Na amostra 06, os sólidos eram pedrinhas verdes, e que quando introduzidos na chama produziram um azul esverdeado, concluímos que era o Cloreto de Cobre(CuCl2).

Na amostra 07, tínhamos um sólido que aparentava leite em pó, e que produziu as chamas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com