TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos da teoria da atribuição

Relatório de pesquisa: Elementos da teoria da atribuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

Teoria da Atribuição é uma teoria da Psicologia Social que disserta sobre as maneiras pelas quais as pessoas explicam (ou atribuem) o comportamento de outros, ou delas mesmas, com fatores externos. Ela explora como indivíduos "atribuem" causas para eventos e como essa percepção cognitiva afeta a utilidade dos indivíduos em uma organização. Foi desenvolvida por Fritz Heider, Harold Kelley, Edward E. Jones, e Lee Ross.

Elementos da Teoria da Atribuição

Locus de causalidade

O primeiro, Locus de causalidade, é a localização da causa - interna (disposicional) ou externa (situacional) à pessoa. Está bastante relacionado aos sentimentos de auto-estima. O sucesso ou falha é atribuído a fatores internos: sucesso levará ao orgulho e motivação aumentada, enquanto falha diminuirá a auto-estima.

Estabilidade

A estabilidade é a probabilidade da causa se manter a mesma no futuro próximo, ou mudar. Está relacionada às espectativas sobre o futuro. Por exemplo, se um estudante atribui sua falha a fatores estáveis, como, por exemplo, a dificuldade da matéria, ele esperará falhar naquela matéria no futuro.

Controlabilidade

Controlabilidade é a possiblidade da pessoa controlar a causa do que ocorre. Está relacionado a ambições, como raiva, piedade, gratidão ou vergonha. Se o indivíduo se sente responsável por suas falhas, sente culpa; se se sente responsável por seu sucessos, sente orgulho. Falhar, porém, em uma tarefa que não controla pode levar à vergonha ou à raiva.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com