TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade

Trabalho Escolar: Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 11

1.Introdução:

O trabalho apresentado tem como tema o Sistema de Gestão da Qualidade, para melhor entendimento sobre o assunto abordado, precisamos primeiramente conhecer alguns conceitos essenciais de Qualidade essa ferramenta é fundamental para o nosso cotidiano seja na vida profissional ou pessoal.

Para implantação de um programa, torna-se necessário envolvimento de todas as partes envolvidas no processo, definir qual a melhor ferramenta á ser utilizada e total dedicação para que o impacto seja o menor possível e então se alcance o resultado desejado.

Após um período deve ser avaliado o resultado obtido e a necessidade de reestruturação no processo.

2. Conceito de Qualidade:

É o conjunto de atributos ou elementos que compõem um produto ou serviço, sua implementação é processo cultural no qual todos os processos estão interligados e deve atender perfeitamente de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo as necessidades de todos envolvidos nos métodos da organização,

3.Sistema de Gestão

Um sistema de gestão fornece ferramentas necessárias para entregar o produto ou serviço que o cliente deseja sempre dentro da norma da ISSO 9001 é uma estrutura comprovada para gerenciar e continuamente ajuda sua organização a atingir estas metas através de uma série de estratégias, incluindo otimização de processos, foco na gestão e pensamento disciplinado de gestão melhorar as políticas, procedimentos e processos de sua organização, esse sistema é importante para: lucratividade, competitividade, globalização, velocidade de mudança, adaptação, crescimento e tecnologia. Ao usar um sistema de gestão comprovamos que você é capaz de renovar continuamente sua missão, estratégias, operações e níveis de serviço.

Ao implantar um sistema de gestão eficaz pode ajudá-lo a:

Gerenciar seus riscos sociais, ambientais e financeiros.

Melhorar a eficácia operacional

Melhorar a satisfação dos clientes

Proteger sua marca e imagem

Conseguir melhorias contínuas

Promover a inovação

Remover as barreiras ao comércio

Deixar as regras claras no mercado

4. Ciclo PDCA:

Ao implementar um Sistema de Gestão dentro de uma organização, o ciclo PDCA é de extrema importância para os resultados eficazes dos processos é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades,principalmente àquelas relacionadas às melhorias,possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis. O PDCA constitui-se das seguintes etapas:

“Plan” – É o primeiro passo para a aplicação e o estabelecimento um planejamento que deverá ser formado com base nas diretrizes ou políticas da empresa A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo;

“Do” – O segundo passo é a execução do plano que consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise. É importante que o plano seja rigorosamente seguido;

“Check” – O terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Ela pode ocorrer respectivamente com a realização do plano quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida, ou após a execução quando são feitas análises estatísticas dos dados e verificação dos itens de controle.

“Action – Esse é a última fase do ciclo PDCAé a realização das ações corretivas, ou seja, a correção da falhas encontradas no passo anterior. Após realizada a investigação das causas das falhas ou desvios no processo, deve-se repetir, ou aplicar o ciclo para corrigir as falhas de forma a melhorar cada vez mais o sistema e o método de trabalho.

5. Conceito de Sistema de Gestão da Qualidade:

Um Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de políticas, objetivos e procedimentos para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade para funcionar de maneira eficaz, ela tem que identificar e gerenciar diversas atividades interligadas, estabelecer, documentar, programar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade em perfeito funcionamento, deve enfatizar a importância de:

Entendimento e atendimento dos requisitos;

Necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado;

Obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processos; e

Melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas

Para obter melhor rendimento do sistema de Gestão da Qualidade não podemos nos limitar a atender as exigências da Norma NBR ISO 900onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam os requisitos do cliente e aspectos regulamentares aplicáveis. Objetiva aumentar a satisfação do cliente. Uma organização que certifica-se na NBR ISO 9001 se torna mais organizada e é reconhecida pela competência de seus produtos e serviços, pois atende a requisitos internacionais de qualidade

Abaixo analisaremos um gráfico de forma clara de como funciona o SGQ.

O sistema de Gestão da Qualidade é uma estratégia de administração orientada para criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, dentro desse sistema devemos identificar os clientes internos e externos. O sistema de Gestão sempre dará as ferramentas necessárias para entregar um produto de qualidade, que o cliente deseja dentro da Norma ISO 9001, esse sistema também busca o bom relacionamento com a sociedade.

Dentro do sistema de qualidade existem as Sete ferramentas da qualidade que são técnicas que usamos com a finalidade de definir, avaliar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho, na maioria dos problemasempresa poderá ser resolvido com o auxilio delas cada uma tem sua própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com