TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Eletricidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

ELETRICDADE APLICADA

ALUNOS: RA:

ADMILSON FERREIRA VAZ 3776764626

JAIR ANTONIO COSTA 4200075701

ROBSON DOMENIQUE SOUZA 4658894516

VANDERSON LUIS DE SOUZA SILVA 5231977700

TÍTULO: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSOR: EDUARDO

JACAREÍ, 04 DE ABRIL DE 2014.

As correntes elétricas

As primeiras experiências de geração de energia elétrica foram feitas por meio de corrente contínua. Antes da instalação de usinas geradoras, a fonte de fornecimento da eletricidade provinha de baterias e dínamos elétricos. Estes são aparelhos que geram corrente contínua convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética, enquanto aqueles são dispositivos que armazenam energia química e a disponibiliza em forma de energia elétrica.

A transmissibilidade da corrente alternada, que permite que a energia seja transmissível e transportável a grandes distâncias com baixas perdas, contribuiu para que a utilização da eletricidade fosse desenvolvida. É o caso do linhão de Usina Hidrelétrica de Itaipu, que tem metade da sua geração em corrente contínua.

“O Brasil tem a linha de mais alta tensão em corrente contínua - existe só mais uma no mundo (em 600 kV) e certamente a de maior potência (metade da potência de Itaipu - a que coube ao Paraguai.

No Gráfico abaixo, podemos visualizar os Países que geram frequências em 50HZ e 60 HZ.

Como podemos observar, são várias as regiões que trabalham com freqüências diferentes da nossa aqui no Brasil.

A história da energia no mundo é bem recente quando olhamos para o mundo atual, e através da história podemos reviver os descobrimentos no setor de energia. Deixando a história de lado, vamos voltar ao assunto em pauta, que é a frequência elétrica nos demais Países. O nosso grupo pode observar através de uma tabela, que Países Europeus, Asiáticos e outros continentes também utilizam freqüências diferentes da nossa, conforme podemos observar na tabela abaixo.

Como podemos observar, são muitos os Países que fornecem suas energias em frequências 50HZ e

60 HZ.

Sabemos que nosso modelo de distribuição de energia foi introduzida pelos Americanos, que já utilizavam em seu País esse modelo.

Um pouco da História.

Devido o avanço tecnológicos na área da energia, os americanos e Europeus desenvolviam equipamentos com frequências diferente um do outro afim de ganhar mercados externos. O Brasil foi um dos Países que adotou o sistema americano nesta época. Como dito anteriormente, o Brasil a variação (frequência) da rede elétrica é de 60 Hz. Na América do Sul, além do Brasil, também usam 60 Hz o Equador, Peru, Venezuela e a Colômbia. Em outros países, por exemplo, a Argentina, a Bolívia, o Chile e o Paraguai, bem como na Europa é usada a frequência de 50Hz.

Veja o modelo de transmissão que utilizamos em nossas cidades abaixo.

Como sabemos existem dois tipos de correntes, a que chamamos de corrente alternada e a corrente contínua.

A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. No entanto as primeiras experiências e transmissões foram feitas com Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC).

Se todos os sistemas de transmissão fossem em corrente contínua, seria preciso uma usina em cada bairro para abastecer as casas com eletricidade.

O único problema da alta voltagem transportada pela corrente alternada é que ela poderia provocar choques fatais dentro das residências. "Por isso, a alta voltagem é transformada no final em tensões baixas. As mais comuns são as de 127 ou 220 volts".

Portanto, a corrente que chega à tomada de nossa casa continua sendo alternada, mas com uma voltagem bem mais baixa. Já a corrente contínua sai, por exemplo, de pilhas e baterias, pois a energia gerada por elas, usada nos próprios aparelhos que as carregam, não precisa ir longe. Também há muitos equipamentos eletrônicos que só funcionam com corrente contínua, possuindo transformadores internos, que adaptam a corrente alternada que chega pela tomada.

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

A diferença é o sentido da tal corrente. Uma corrente elétrica nada mais é que um fluxo de elétrons (partículas que carregam energia) passando por um fio, algo como a água que circula dentro de uma mangueira. Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes. A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. Já na contínua o desperdício é muito grande. Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.

TIPO DE CORRENTE

Alternada

Nesse tipo de corrente, o fluxo de elétrons que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único. Ora os elétrons vão para frente, ora para trás, mudando de rota 120 vezes por segundo. Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem numa linha de transmissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com