TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Eletricidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

1. ETAPA 1

1.1. Passo 1

A diferença é o sentido da tal corrente. Uma corrente elétrica nada mais é que um fluxo de elétrons (partículas que carregam energia) passando por um fio. Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua onde o fluxo de elétrons passa pelo fio sempre no mesmo sentido. Como não há alternância, essa corrente não é aceita pelos transformadores e não ganha voltagem maior; sendo que a energia elétrica não pode seguir muito longe. A corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como um chuveiro. Porém se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada onde este tipo de corrente, o fluxo de elétrons que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único, os elétrons vão tanto para a frente, como para trás, mudando de rota 120 vezes por segundo. Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem numa linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, permitindo que ela viaje longe, desde uma usina até a sua casa. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.

Há diversos tipos de geradores que podem dar funcionalidade a corrente elétrica que são:

• Geradores luminosos - São sistemas de geração de energia construídos de modo a transformar energia luminosa em energia elétrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica.

• Geradores mecânicos- São os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.

• Geradores químicos- São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Este tipo de gerador é muito encontrado como baterias e pilhas.

• Geradores térmicos- São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente. Quando associados dois, ou mais geradores como pilhas, por exemplo, a tensão e a corrente se comportam da mesma forma como nas associações de resistores, ou seja:

o Associação em série: corrente nominal e tensão é somada.

o Associação em paralelo: corrente é somada e tensão nominal.

1.2. Passo 2

País Frequência de CC Tensão de CC

Argentina 50 Hz 500 kV

Brasil 60 Hz 600 kV

Itália 50 Hz 100 kV

Paraguai 50 Hz 500 kV

Suécia 50 Hz 320 kV

Motivo para utilização:

• Argentina: Na transmissão da corrente contínua entre Brasil e Argentina existe subestações que elevam de 18 kV para 500kV a tensão.

• Brasil: Para a transmissão e interligação de frequências diferentes entre Brasil-Paraguai e Brasil-Argentina.

• Itália: Utilização do sistema HVDC para a transmissão de energia.

• Paraguai: Na transmissão da corrente contínua entre Brasil e Paraguai existe subestações que elevam de 18 kV para 500kV a tensão.

• Suécia: Utilização do sistema HVDC light para a transmissão de apenas algumas dezenas de megawatts

1.3. Passo 3

Corrente Alternada

Vantagens

Possibilidade de mudar a voltagem usando um transformador

Facilidade em transformar CA para CC

Facilidade de usar um aparelho de CC em uma fiação alternada

Interconexão ou chaveamento de subestações de transformação

CA é a forma mais eficiente de transmitir corrente

Possibilidade de transformar nível de tensão alta para baixa tensão utilizando transformador

Desvantagens

Quando se tem corrente elétrica no condutor é gerado um campo eletromagnético em volta

Mudança de direção é gerado campo eletromagnético no sentido contrário

Mudança de direção aumenta a resistência no condutor e assim resulta em perca de energia

1.4. Passo 4

Nesta etapa aprendemos e consolidando a idéia da diversidade de geradores que dão funcionalidades as correntes elétricas: luminosas, mecânicas, químicas e elétricas.

E também tivemos o conhecimento das freqüências e correntes de outros países da America latina. E também sobre as vantagens de desvantagens da corrente alternada.

2. ETAPA 2

2.1. Passo 1

Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes, sendo o estator e o rotor, a carcaça, as tampas, os comutadores, porta-escovas, escovas, ímãs e mancais, com inversão de polaridade os polos do rotor mudam.

• Componentes de um motor de corrente contínua:

O princípio do funcionamento do motor de corrente contínua é por atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes. Com a passagem de corrente por duas bobinas próximas os campos magnéticos criados fazem com que surjam forças de atração e de repulsão, esta é o princípio básico do motor.

O estator é composto de uma estrutura ferromagnética com polos salientes aos quais são enroladas as bobinas que formam o campo, ou de um imã permanente.

O rotor é um eletroímã constituído de um núcleo de ferro com enrolamentos em sua superfície que são alimentados por um sistema mecânico de comutação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com