TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade E Eletrônica

Monografias: Eletricidade E Eletrônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  207 Visualizações

Relatório Parcial 1 – Campo, Potencial e Diferença de Potencial

Potencial Elétrico

Considere uma região no espaço envolvida por um campo elétrico. Colocando-se um corpo, dotado de carga elétrica, em um ponto dessa região, ele adquirirá energia potencial elétrica. Assim qualquer ponto, imerso em um campo elétrico, tem a propriedade de fornecer energia potencial, independente da carga que nele seja colocada. Essa propriedade é denominada potencial elétrico e sua equação é mostrada a seguir: V=Ep/q

Campo Elétrico

Denomina-se campo elétrico, a região ao redor de um corpo carregado em que partículas eletricamente carregadas sofrem ação de forças ou adquirem energia.

Diferença de Potencial

A diferença de potencial (d.d.p) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceito de corrente elétrica. Corrente elétrica é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. Porém para “existir” corrente elétrica entre dois pontos deve-se haver uma diferença de potencial elétrica entre os mesmos dois pontos.

Considerando um dispositivo capaz de manter uma diferença de potencial entre dois corpos. Esses “dispositivos” são denominados de geradores, ao qual comumente podemos associar a uma simples pilha. Por exemplo, a pilha (gerador elétrico) mantém entre seus terminais + e – uma diferença de potencial elétrico V= V(+) –V(-). Quando ligamos os terminais desse gerador a um condutor (fio de cobre) ao filamento da lâmpada, a mesma se acende, pois ocorre um movimento de cargas elétrica no condutor (corrente elétrica).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com