TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade-origem E Fontes

Monografias: Eletricidade-origem E Fontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

Origem da eletricidade

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

Willian Gilbert – Inglaterra, século 17 (1600)- Foi o primeiro a estudar sistematicamente a eletricidade e o magnetismo.

Otto Von Guericke – Alemanha, século 17 (1672)- inventou uma máquina eletrostática que gerava cargas elétricas.

Stephen Gray – Inglaterra, século 18 (1730)- Descobriu que era possível transferir para outros corpos a eletricidade produzidos no vidro, por atrito, através de um grupo de materiais. Foi o descobridor da eletrização por indução, preferencialmente observada em corpos metálicos. Explicou também as prioridades de condutores e isolantes.

Charles Du fay – frança, século 18 (1733)- descobridor europeu da eletricidade positiva e negativa, descrevendo pela primeira vez em termos de cargas elétricas a existência de atração e repulsão.

Benjamin Franklin – Estados Unidos, século 18 (1752)- usou um fio de metal para empinar uma pipa de papel. Este fio estava preso a uma chave, também de metal, manipulada por um fio de seda. Franklin soltou o "brinquedo" junto com o filho e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo.

A perigosa experiência, realizada em 15 de junho de 1752, comprovou à comunidade científica da época que o raio é apenas uma corrente elétrica de grandes proporções.

Alexandre Volta - Itália, século 19 (1800)- construiu a primeira pilha elétrica em 1800. Uma pilha é um dispositivo que transforma energia química em energia elétrica, ou seja, reações de oxirredução entre metais distintos que transferem elétrons um para o outro, gerando um fluxo de corrente elétrica que pode ser aproveitado.

A pilha de Volta, também conhecida como pilha voltaica (ou ainda, pilha galvânica), é formada por discos intercalados de dois metais diferentes. Por exemplo, são colocados um disco de prata, um disco de zinco por cima e um disco de papelão embebido em uma solução de salmoura. Continua realizando essa montagem intercalada: disco de prata/ disco de zinco/disco umedecido até formar uma coluna alta, mas que consegue se sustentar; por último, as extremidades da pilha são ligadas com um fio condutor externo.

Hans Christian Ørsted- Dinamarca, século 19 (1820)- É conhecido, sobretudo por ter descoberto que as correntes elétricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do Eletromagnetismo.

André- Marie Ampère- frança, século 19 (1820)- Partindo das experiências feitas pelo dinamarquês Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso, descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si.

Joseph Henry- Estados Unidos, século 19 (1827)- Em 1830, enquanto construía eletroímãs, descobriu o fenômeno eletromagnético chamado indução eletromagnética e construiu o primeiro motor elétrico.

Georg Simon Ohm – Alemanha, século 19 (1827)- desenvolveu a primeira teoria matemática da condução elétrica nos circuitos, em sua homenagem, a unidade de medida de resistência elétrica é denominada ohm (Ω).

George westinghouse e nikola tesla – Estados Unidos, século19 (1895)- construíram a primeira usina hidroelétrica.

Fontes da eletricidade

Fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis, estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica. Por meio de turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade.

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com