TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRICIDADE APLICADA - FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 14

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC MG

Ariana Masensini Xavier

 César Augusto Ribeiro

Daiane Gonçalves Cruz

ELETRICIDADE APLICADA

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

        Belo Horizonte, 2017

ELETRICIDADE APLICADA

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

Trabalho realizado como requisito parcial para aprovação na disciplina Eletricidade Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), professor Samuel Queiroga Pinho.

Belo Horizonte, 2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................. ...........................................................................4

2 BIOMASSA  .............................................................................................................6

2.1 DEFINIÇÃO.................................................................................................6

2.2 HISTÓRIA....................................................................................................6

2.3 TRANSFORMAÇÃO ..................................................................................8

2.4 DERIVADOS..............................................................................................10

2.5 VANTAGENS E DESVANTAGENS .........................................................11

2.6 ATUALIDADE...........................................................................................11

3 BIOGÁS .................................................................................................................

4 EMPRESA .................................................................................................................

5 CURIOSIDADES  ......................................................................................................

6 CONCLUSÃO  ........................................................................................................

7 REFERÊNCIAS   ....................................................................................................

8 ANEXOS   ..................................................................................................................


1 - INTRODUÇÃO

Existem várias fontes de energia disponíveis no planeta, elas se dividem em dois tipos: as fontes de energia renováveis e as não renováveis.

As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Em síntese, fontes de energia renováveis. são aquelas que contam com recursos não esgotáveis. Estas fontes estão em propagação em todo o mundo e a sua importância tem aumentado ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.

 Alguns exemplos são:

  • Biomassa: que faz uso da matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc).
  • Energia solar: usa os raios solares para gerar energia e oferece vantagens como: não poluição e existência em abundância. Possui a desvantagem de ainda não ser tão viável economicamente.
  • Energia eólica: é gerada através da força do vento captado por aerogeradores. É abundante na natureza e produz energias a preços relativamente competitivos.
  • Etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia, é usado para funcionamento de motores de veículos ou para produzir energia eléctrica. É uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.
  • Biodiesel: substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel.

As fontes não renováveis de energia são aquelas que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo, seja em um período de médio ou longo prazo. Em alguns casos, esse tipo de energia costuma apresentar problemas de ordem ambiental, além de disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas.

Atualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental. É importante inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e a substituindo gradualmente por energias renováveis limpas.

Alguns exemplos são:

  • Petróleo: é a principal matéria-prima e uma das principais fontes de energia do mundo. É amplamente utilizado por veículos, como um elemento importante nos meios de transporte, além de também poder ser utilizado na fabricação de produtos derivados, como o plástico.
  • Carvão Mineral: corresponde a pouco menos de 26% dos recursos utilizados na produção de energia mundialmente, um número que cai para cerca de 6% no Brasil. Assemelha-se, em partes, com a formação do petróleo, pois são combustíveis fósseis, que se formaram em áreas sedimentares. 
  • Gás Natural: ao contrário do petróleo e do carvão mineral, o gás natural é menos poluente, embora a sua combustão ainda apresente alguns níveis de poluição que causam danos à atmosfera.
  • Xisto Betuminoso: é um recurso natural fóssil também encontrado em áreas de rochas sedimentares, em que um material de origem orgânica, sob determinadas condições de pressão e temperatura, se formam e se agregam  por entre essas rochas.
  • Energia Nuclear:  é obtida a partir do processo de fissão nuclear de átomos de urânio. Quando ocorre a fissão do núcleo desse material, libera-se uma grande quantidade de energia, que é utilizada para a produção, principalmente, de eletricidade.

2  –  BIOMASSA  

Como citado, a Biomassa é classificada como uma fonte de energia renovável.

2.1 – DEFINIÇÃO

Do panorama da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos empregados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantia total de matéria viva presente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão interligados embora sejam desiguais.

Portanto, a Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. A biomassa é obtida através de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, excrementos e até o lixo. Através de tecnologias específicas no uso da biomassa como a combustão e queima dos materiais, se obtém a energia térmica e com o emprego de processos físico-químicos e bioquímicos se obtém os combustíveis líquidos e gasosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (437.5 Kb)   docx (556.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com