TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrização Por Atrito

Exames: Eletrização Por Atrito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

Eletrização por Atrito

Atraindo corpos leves com balão zero.

Material

Balões de látex n° 0; papel guardanapo; corpos leves: papel picado, papel alumínio de cozinha picado, confetes, etc.

Eletrize por atrito um balãozinho de látex n°0 usando papel guardanapo, limpo e seco. Segundo a Série Triboelétrica, a borracha (látex) da qual se faz o balão, ficará com excesso de elétrons ou seja, eletrizado ou "carregado" negativamente. Espalhe em cima da mesa corpos leves: pedacinhos de papel alumínio picados, pó de giz, confetes, e outros.

Com a aproximação do balão eletrizado os corpos leves, isolantes ou condutores, sob ação da força elétrica de atração, podem saltar para o balão e nele ficarem grudados.

Como explicar que um corpo eletrizado exerça força de atração elétrica em corpos neutros?

Isto ocorre devido ao processe de polarização de cargas que ocorre nas moléculas da superfície destes corpos leves que se encontram próximas da região eletrizada do balão.

Na polarização, elétrons - aqueles mais livres - das moléculas dos corpos leves mudam ligeiramente de posição de modo que um lado da moléculas fique mais positiva e o outro, mais negativa. Como o lado mais positivo fica mais próximo das cargas negativas do balão, ocorre a atração.

Como o balão não pode se movimentar, são os corpos leves que se movimentam (saltam) para a superfície do balão.

Rolando latinha vazia

Material

Balão de látex n° 0; guardanapo de papel; latinha vazia de refrigerante

Procedimentos

Eletrize um balão de látex n° 0 atritando-o com guardanapo de papel; ele ficará com excesso de cargas na superfície atritada (eletrização por atrito ou contato) e conforme a Série Triboelétrica, ficará com excesso de elétrons.

As cargas negativas do balão induzem e polarizam as cargas na latinha (condutor). As cargas positivas e negativas ficam face a face, dando origem uma força de atração que é maior do que a repulsão entre as cargas negativas do balão e da latinha (pois ficam mais distantes). A força elétrica varia com o inverso do quadrado da distância; quanto mais distantes estiverem as cargas menor é a intensidade da força elétrica.

Como a mão segura o balão, ele não se move no sentido da lata; resultado: a latinha move-se sob ação da força F no sentido do balão.

Se o balão for movido para a esquerda (conforme ilustração), a latinha poderá caminhar por longa distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com