TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força De Atrito

Monografias: Força De Atrito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  804 Visualizações

Experimento: Percepção do atrito

Objetivo

Apresentar de forma prática uma experiência sobre força de atrito estático utilizando materiais simples do nosso dia a dia.

Desenvolvimento

- Materiais utilizados: dois livros

- Experiência:

01-) Posicione os livros de forma que um fique de frente para o outro como na figura abaixo:

02-) Coloque um livro embaixo do outro e solte uma página sobre a outra como nas imagens a seguir:

Resultado

Segure apenas um dos livros e os eleve. Como resultado dessa experiência, você observará que o outro livro suspenso não se separa do que você esta segurando.

Conclusão

A força observada durante o experimento chama-se força de atrito estático, que é a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies, ou ao atrito de rolamento de uma superfície sobre outra.

Quando se tenta soltar o livro em repouso em relação ao outro (movimentando o livro ao qual você esta segurando) nota-se que se pode gradualmente ir aumentado o movimento sobre o livro sem que este, entretanto, se mova. As duas superfícies em contato que tentam se mover provocarão o aparecimento de forças de atrito por causa da rugosidade de ambas.

A força de atrito estático é igual ao da componente paralela à superfície do outro, entretanto, há uma força limite que o objeto exerce sobre o oposto sem que se mova: esta força paralela à superfície iguala-se à de atrito estático máxima. Ao entrar em movimento, a força que um exerce sobre o outro diminui. Neste caso, o outro livro suspenso irá desprender-se.

Bibliografia:

http://www.infoescola.com/mecanica/forcas-de-atrito/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atrito#Atrito_est.C3.A1tico

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com