TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrodos Sensíveis A gás

Ensaios: Eletrodos Sensíveis A gás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.422 Visualizações

Página 1 de 2

ELETRODOS SENSÍVEIS A GASES

Os eletrodos sensíveis a gases são utilizados para analisar gases dissolvidos em soluções aquosas. O eletrodo é construído enclausurando-se uma membrana de íon seletivo, numa segunda membrana de gás permeável e hidrofóbica. Uma fina camada de uma solução eletrolítica esta contida entre as duas membranas. A maioria desses eletrodos possui um pequeno eletrodo de referência dentro da membrana de gás permeável.

O gás contido na amostra passa através da membrana submersa de gás permeável e entra em equilíbrio com a solução eletrolítica entre as duas membranas, o gás reage com a solução eletrolítica para formar um íon, do qual o eletrodo íon seletivo responde. Desde que a atividade do íon formado entre as duas membranas é proporcional a quantidade de gás dissolvido na amostra, a resposta do eletrodo esta diretamente relacionada com a atividade do gás na amostra.

Representação de um eletrodo de gás sensível

Os gases (NH3, SO2 e CO2) que são detectados pelo eletrodo sensível a gases, baseados no eletrodo de pH entram em equilíbrio com a solução eletrolítica para alterar seu pH .

As soluções eletrolíticas para cada eletrodo contem o íon mostrado no lado direito de cada equação acima. O eletrodo de amônia contem um eletrólito de cloreto de amônia, o eletrodo para dióxido de enxofre contem um eletrólito de sulfito de sódio e o eletrodo para dióxido de carbono contem solução eletrolítica de carbonato de sódio .

O pH da solução de gás-eletrólito é medido pelo eletrodo de pH . Outros gases podem ser medidos com o eletrodo sensível a gases baseados em outros eletrodos de íon seletivo internos.

Sulfeto de hidrogênio, cianeto de hidrogênio, fluoreto de hidrogênio e cloretos podem ser analisados utilizando-se eletrodos internos com membranas contendo o apropriado sal de prata.

A seletividade de eletrodos sensíveis a gás é determinada pelo I.S.E , a solução eletrolítica e o tipo de membrana gás permeável. A membrana de gás-permeável pode ser feita de borracha de silicone, teflon, polipropileno, etileno propileno fluoretado, fluoreto de polivinilideno.

Os eletrodos sensíveis a gás possuem a desvantagem de respostas relativamente longas, tipicamente eles requerem de 1 a 7 minutos após serem inseridos na amostra para atingir o equilíbrio. Existem comercialmente disponíveis eletrodos sensíveis a gás para, NH3, CO2, H2S, NOX, SO2 e também tem sido utilizados eletrodos sensíveis a gás com eletrodos seletivos para (C2H5)2NH, HCN, HF, e NO2.

- Bibliografias consultadas:

Livros consultados:

- HARRIS, Daniel C. Análise química quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC . 2001.

- SKOOG, Douglas A. et al.. Princípios de análise instrumental. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Sites pesquisados:

- http://www.deboni.he.com.br/tq/analitica/pote.htm#22

- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0100-40421998000500014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com