TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potenciais Padrão De Eletrodo

Exames: Potenciais Padrão De Eletrodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

Potenciais - Padrão de eletrodo

As semi-reações de oxidação e redução devem ter alguma influência sobre a tendência de uma reação de óxido-redução ocorrer, devido a isso o potencial ou tensão produzida por uma célula galvânica é a soma das contribuições do ânodo e do cátodo, admitindo que o potencial de junção seja negligenciável. Esse potencial é:

Eº célula = Eº ânodo + Eº cátodo

O potencial produzido por um eletrodo não pode ser medido diretamente. Pode-se contornar isso, medindo-se o potencial de um dado eletrodo, em relação a um eletrodo de referencia, ao qual se atribui um valor arbitrário. O eletrodo de referencia escolhido internacionalmente é o eletrodo - padrão de hidrogênio.

O eletrodo - padrão de hidrogênio

O potencial atribuído ao eletrodo - padrão de hidrogênio em qualquer temperatura é

zero V, operando tanto como ânodo como cátodo. Assim, E° H2 = 0, o que significa que, quando a célula é construída com eletrodo - padrão de hidrogênio, e mais um segundo eletrodo - padrão, o potencial medido é atribuído apenas ao segundo eletrodo.

Potenciais de redução padrão

Potenciais de redução padrão são valores reunidos em tabelas, que foram definidos em acordo internacional.

Potenciais de redução padrão, ou potenciais de eletrodo padrão, são valores de potenciais para semi-reações nas quais todos os reagentes e produtos encontram-se em seus estados padrão. Determinado potencial padrão de um eletrodo qualquer, esse eletrodo poderá ser usado para se achar o potencial desconhecido de outro eletrodo.

Cada semi-reação de eletrodos é escrito na forma de redução, e a para se obter o potencial padrão da semi-reação inversa, a oxidação, basta mudar o sinal do potencial dado.

Tópicos para utilização da tabela

A tabela de potenciais de redução padrão pode ser empregada para:

Calcular potencial que é uma dada célula galvânica padrão produzirá.

Predizer a espontaneidade uma dada reação redox

Comparar as forças relativas e agentes oxidantes

Comparar as forças relativas de agentes redutores

Um voltímetro conectado adequadamente no circuito externo de uma pilha lê uma tensão positiva. Uma tensão positiva é associada com uma reação espontânea. Adicionando apropriadamente os potenciais da semi – reação de oxidação e da semi – reação de redução, é possível prever a espontaneidade de uma reação redox. Resultados positivos indicam que areação é espontânea; e uma soma negativa mostra que a reação não é espontânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com