TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica

Trabalho Escolar: Eletronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Através de uma pequena pesquisa sobre projetos eletrônicos na internet, encontramos um componente até então desconhecido, uma componente que ainda não tínhamos noção de sua existência. Esse componente é uma pastilha termoelétrica que opera utilizando o efeito peltier e então resolvemos saber mais sobre como funciona essa pastilha e de que ela é feita.

Então descobrimos que, na teoria há um efeito aquecedor ou resfriador quando uma corrente elétrica passa por dois condutores. A tensão aplicada aos polos de d ois materiais distintas cria uma diferença de temperatura graças a essa diferença, o resfriamento, a peltier fará o calor mover de um lado pro outro. Uma típica pastilha de peltier contém uma série de elementos semicondutores do tipo-p e tipo-n, agrupados como pares, que agirão como condutores dissimilares. Descobrimos também que ela é muito utilizada em bebedouros em alguns umidificadores de ar e em ar-condicionado.

Depois de descobrirmos seu funcionamento, procuramos projetos que continha essa pastilha termoelétrica, e então achamos uma geladeira com a pastilha de efeito peltier micro controlado.

Nosso projeto utiliza-se de uma pastilha peltier, um micro controlador PIC 18F252 uma tela pequena de LCD e uma fonte.

Este projeto poderá ser utilizado em adegas climatizadas, refrigerado portáteis, dentre outros.

2.objetivos

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um circuito capaz de controlar a temperatura para que a mesma se mantenha estável, de acordo, com o valor pré-ajustado. O circuito acionará a célula peltier para resfriar uma mini geladeira. Já o circuito micro processado será responsável por receber os valores no qual será ajustada para receber a medição de temperatura através do sensor Lm35, no qual este valor gerado pelo circuito será enviado para um conversor digital/analógico para controle proporcional e integral, no qual este valor será referência para o PWM (modulação por largura de pulsos). Através deste PWM a pastilha peltier será controlada..

Esse relatório visa especificar o objetivo do nosso projeto, construir uma mini geladeira com funcionamento através de pastilhas de efeito peltier, controlada por um micro controlador, o PIC 18F252.

Nesse relatório podem ser encontradas informações a cerca de todo o desenvolvimento do projeto.

3. Desenvolvimento

3.1 Funcionamento pastilha Peltier

As pastilhas termoelétricas são pequenas unidades que utilizam tecnologia de matéria condensada para operarem como bombas de calor. Sua operação é baseada no “Efeito Peltier” e também no seu efeito contrário, o “Seebeck”. Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só, denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termoelétrico. Elas são utilizadas hoje em inúmeros setores, principalmente os de bens de consumo, automotivo, industrial e militar. Pastilhas termoelétricas são utilizadas em aplicações pequenas de resfriamento como chips microprocessadores ou até médias como geladeiras portáteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com