TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica

Tese: Eletronica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Tcc De Eletromecanica

Tcc De Eletromecanica

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: brunaromeiro 10 setembro 2013

Palavras: 4936 | Páginas: 20

Resumo:

Nosso trabalho tem como intuito principal expor um modelo de um projeto eletromecânico abrangendo os conhecimentos adquiridos nas áreas de eletrônica convencional, eletricidade e eletrônica digital em nosso curso, juntamente com o aprofundamento no assunto através de pesquisas tendo como fontes a internet, livros e artigos relacionados ao tema. O trabalho consiste no modelo de um interruptor eletrônico acionado por um sensor sonoro através de ondas provocadas pelo bater as palmas das mãos ou por um estalar de dedos, ou seja, através da freqüência sonora.

Índice:

Pág.

Resumo 3

Introdução 5

Desenvolvimento 6

Sistemas de instalações inteligentes: 7

Descrição de materiais utilizados: 9

 Microfone de Eletreto 10

 Resistor 11

 Capacitor 12

 LM555 13

 LM741 15

 CD4013 16

 LED 17

Projeto Geral 17

Esquema Elétrico Final 21

Resultados Obtidos 22

Conclusão 22

Bibliografia 24

Introdução

Para o desenvolvimento do projeto proposto buscamos o auxilio de alguns conhecimentos adquiridos anteriormente.

Nosso trabalho objetiva demonstrar o acionamento de um sistema de iluminação formada por LED através de um interruptor eletrônico acionado por movimentos sonoros como um estalar de dedo ou o bater as palmas das mãos.

Seu funcionamento baseia-se na ampliação do som através de um simples microfone (sensor sonoro), o qual possui uma alta freqüência e um intenso sinal, o que o possibilita realizar a devida ampliação sonora do estalar de dedos e do bater das palmas das mãos.

O sinal enviado por esse microfone será interpretado por um circuito, e servirá como um pulso de entrada para acionar um flip-flop (CD4013), o qual irá ligar ou desligar o interruptor do sistema.

O circuito será formado também por componentes eletrônicos simples como resistores e capacitores e alguns mais complexos como o LM555 ( trigger ) e o amplificador operacional LM741.

Nosso projeto tem como objetivo apresentar através de um protótipo um sistema de iluminação que visa facilitar o dia a dia de pessoas idosas, deficientes ou de pessoas que estão ou são impossibilitadas de se mover. Através desse protótipo podemos perceber que não é necessário a locomoção de pessoas com essas dificuldades até um interruptor localizado, muitas vezes a uma certa distância do local onde se encontram,basta apenas um sinal sonoro para terem a comodidade de acender ou apagar a luz do ambiente onde se localizam.

Desenvolvimento

O trabalho de TCC começou a ser desenvolvido a partir da delimitação do tema que, como já foi exposto acima, foi escolhido pela grande procura de sistemas INTELIGENTES E CONFORTO, que introduz nos dias de hoje um novo modelo de gestão de toda a cadeia do setor elétrico, como geração, transmissão, distribuição e consumo de energia. As exigências relativamente ao conforto, tanto em casa como no trabalho, são cada vez maiores. As modernas instalações elétricas, controladas e operadas de uma forma simples e confortável tornam a vida e o trabalho muito mais fáceis. A tecnologia de instalações elétricas inteligentes oferece não só mais flexibilidade, conforto e segurança, mas também uma maior rentabilidade do investimento.

Primeiramente foram pesquisados vários circuitos e dispositivos de alarme residencial, com vários componentes eletrônicos e o grupo chegou a conclusão que para nossa realidade, deveríamos estudar, construir e colocar em funcionamento um circuito simples e eficiente, que estivesse ao alcance de todos, tanto na parte científica, quanto na monetária. Principalmente foi levada em conta a facilidade de seu estudo e construção aplicada as nossas competências desenvolvidas ao longo do curso técnico de Eletromecânica.

Sistemas de instalações inteligentes:

“A casa Inteligente”

Por Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista

A automação residencial está cada vez mais acessível, alia a beleza e conforto, a tecnologia.

Hoje é possível controlar a iluminação, o ar-condicionado, a abertura ou bloqueio das portas e janelas através de leitores biométricos, fazer a configuração de um banho com temperatura ideal da água, ter o acesso a internet em todos os cômodos e dispor de monitoramento de segurança a distancia.

São infinitas as possibilidades de serviços que a automação residencial oferece a você, e esses recursos inteligentes se aproximem cada vez mais do nosso dia-a-dia.

Na automação de uma residência, pode-se obter uma economia de até 15% nos gastos com a energia elétrica.

“Na cidade de Redmond, Washington, nos Estados Unidos, a Microsoft criou a “Casa do Futuro da Microsoft”, em que a casa pode ser comandada de qualquer lugar com um controlador de funções”, através do comando de voz ou por telefone celular,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com