TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroterapia Neuromuscular

Trabalho Universitário: Eletroterapia Neuromuscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A TENS constitui um excelente recurso terapêutico que promove analgesia. A frequência de sua corrente está relacionada com o seu mecanismo de ação, sendo que este pode atuar em nível sensorial ativando o portão modulador da dor ou em nível motor pela liberação de opióides endógenos. A TENS é usada principalmente para o manejo sintomático de dor aguda e dor crônica de origem benigna. Durante aplicação da TENS, são geradas correntes pulsadas por um gerador de pulso portátil e essas são enviadas através da superfície intacta da pele por meio de placas condutoras chamadas eletrodos. O modo convencional de administrar TENS é usar as características elétricas que ativam seletivamente fibras táteis de diâmetro largo Aβ sem ativar fibras nociceptivas de menor diâmetro (Aδ e C).As evidências sugerem que isso produzirá alívio da dor de um modo similar ao” esfregar o local da dor”.

2

Índice

Introdução.......................................................................................2

Definição TENS .............................................................................4

Efeito terapêutico............................................................................4

Príncipios físicos.............................................................................4

Efeitos fisiológicos..........................................................................4

Mecanismo de ação........................................................................5

Modalidades....................................................................................6

Indicações.......................................................................................8

Contra indicações............................................................................8

Eletrodos..........................................................................................8

Conclusão.......................................................................................10

Referência Bibliográfica..................................................................11

3

TENS

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma técnica analgésica simples e não invasiva, foi utilizada na década de 70 com objetivo para analgesia, atuando na teoria das comportas de dor. Qualquer dispositivo de estimulação que emita correntes elétricas através da superfície intacta da pele é uma forma de TENS. Baseia-se na aplicação de estímulos elétricos de baixa intensidade e de alta frequência. Diminui a percepção da dor do paciente, reduzindo a condutividade e a transmissão de impulsos dolorosos das pequenas fibras de dor para o Sistema Nervoso Central.

Efeito terapêutico

O principal efeito terapêutico do TENS é a de analgesia através do efeito fisiológico que a corrente causa no sistema de comportas e sistema de opióides endógenos.

PRINCÍPIOS FÍSICOS

Ativação seletiva de fibras nervosas Fibras nervosas de diâmetro largo (Aβ e Aα) (aferente sensorial) têm baixo limiar de ativação por estímulos elétricos quando comparadas com fibras de diâmetro pequeno (Aδ e C) (fibras nociceptivas).

Efeitos Fisiológicos

Alívio da dor

A “Teoria das Comportas” é um modelo anatomofisiológico que concilia os fenômenos excitatórios e inibitórios, que se manifestam da mesma maneira nos níveis espinhais e supra-espinhais.

A corrente do TENS é modulada para estimular as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e são interpretadas pelo tálamo como dor. (KHAN apud CASTRO, 1998). Os eletrodos são colocados na superfície da pele, e os impulsos transmitidos de forma cutânea estimulam as fibras A beta, mielinizadas, que conduzem informações ascendentes. Assim, se a transmissão de estímulos através das fibras A for predominante, o sinal de dor conduzido pelas fibras C (também responsáveis pela condução da sensibilidade dolorosa) é inibido pelas células T, e não ascende dos tratos espinotalâmicos laterais para o tálamo. Por outro lado, se os impulsos das fibras C superarem os estímulos veiculados pelas fibras A, a dor irá prevalecer. Desse modo, a corrente, enquanto aplicada, promove uma hiper-excitação das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com