TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eliane Foustel

Artigos Científicos: Eliane Foustel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução 3

Etapa 1 - Conceitos Iniciais 4

Etapa 2 - Coleta de Dados 10 Etapa 3 – Construindo Tabelas e Gráficos 18 Etapa 4 - Moda, Média, Mediana, Variância e desvio padrão 21 Considerações Finais 26 Bibliografia 27

INTRODUÇÃO

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Neste trabalho além de apresentarmos os conceitos de estatística, também vamos colocar em prática alguns métodos de coleta de dados, amostragem e as formas de organizar os dados coletados para análise.

Através de uma pesquisa realizada com pacotes de café; colocamos em prática os assuntos estudados como a coleta de dados, as tabelas e gráficos de freqüência e os cálculos de moda, média e mediana.

1.1 - INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS

Conforme PLT 136, a Estatística está inserida em nosso dia-a-dia de muitas formas, até mesmo simples e que estamos acostumados a ter em nosso cotidiano. Porém, o que parece não estar ainda bem claro é o processo que é necessário para que estas informações tão importantes, práticas e já rotineiras cheguem até nós com precisão.

Isso é que a introdução a Estatística nos proporciona entendermos o processo para o resultado, e como informações aparentemente simples, resultam de um trabalho difícil e dispendioso.

Primeiro precisamos saber que Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. E que existem dois conjuntos de dados: populações e amostras.

Depois é importante conhecermos os tipos de Estatística: descritiva que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados e a inferencial que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. Nesse caso a principal ferramenta é a Probabilidade.

Como a meta de todo estudo estatístico é coletar dados e então usá-los para a tomada de decisão, os resultados obtidos serão tão bons quanto foram o processo de obtenção dos dados.

É importante que tenhamos conhecimento sobre o modo de planejamento de um estudo estatístico, pois, mesmo que nunca precisemos fazê-lo, com certeza teremos por inúmeras vezes que interpretar os resultados de alguns deles.

Existem várias maneiras de coleta de dados, como: censo, amostra, simulação ou ainda realizando um experimento. Uma vez determinado qual método será usado para a coleta de dados, podemos chegar à conclusão de que um levantamento irá ajudar. Uma desvantagem do uso do levantamento para a coleta de dados é a de que, a formulação das questões pode levar a resultados tendenciosos. Uma forma para coletar dados não-tendenciosos, é que a amostra seja representativa da população. Usando técnicas de amostragem apropriadas para garantir que as inferências sobre a população sejam válidas.

A tecnologia já está sendo usada a favor da Estatística, principalmente quando possuir grandes conjuntos de dados, as calculadoras e programas de computador podem auxiliar a realizar cálculos e criar gráficos. Como os programas Minitab e Excel e a calculadora gráfica TI-83.

1.2 APLICAÇÕES DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) E CONCEITO E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

O ARTIGO Nº1

Demonstra a aplicação dos conceitos básicos do CEP em uma indústria de fundição localizada em Santa Catarina. E tem por objetivo estudar e analisar a qualidade e a capacidade de produção desta indústria, visando identificar particularidades e características do processo, como também oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento deste.

Com este estudo observou-se que o processo de qualidade da produção é estável, porém com oscilações em torno da média, representados claramente nos gráficos EWMA e CUSUM. Também se identificou uma variabilidade que não pode ser desconsiderada, pois conforme os gráficos estão muito próximos dos limites de controle e significa uma falta de qualidade. Também se consegue através destes, identificar as possíveis causas, que neste caso muito possivelmente esteja ligada a ao processo de fundição. Verificou-se que os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, foram satisfatórios. Apenas ficando aquém em relação ao processo não ser capaz de produzir os blocos dentro das especificações desejadas, já que se tratara de uma grande empresa e que já atua ha muito tempo com esse produto.

Também foram deixadas algumas recomendações como, a possibilidade de se implementar um controle estatístico, no processo de recomposição dos componentes químicos, responsáveis pela liga de ferro fundido, acreditando-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo, sendo este um dos principais influenciadores nos resultados dos testes.

Assim, através deste artigo observamos o quanto a Estatística pode ajudar a visualizar os processos de uma empresa e dar em números, base para tomadas de decisões importantes no processo de produção da mesma.

O ARTIGO Nº2

Relata o que é Estatística, ou, Ciências Estatísticas, um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. E que seu objetivo é fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Esclarecendo ainda que não é algo tão novo quanto se pensa, mas, que já vem sendo utilizada desde após a Idade Média quando surgiu a necessidade de se controlar a população e logo em seguida entre os séculos XVI e XVIII as nações com maiores aspirações mercantilistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com