TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA NARRADORES DE JAVÉ - FILME 2003, DRAMA – DIREÇÃO: ELIANE CAFFÉ

Por:   •  21/3/2017  •  Resenha  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 7

NARRADORES DE JAVÉ (RESENHA)

Um viajante após perder seu barco foi obrigado a passar a noite em um pequeno bar, onde se deparou com várias pessoas distintas, sentou e observou atentamente os moradores. Pediu uma água de coco a dona do bar que estava a ler um livro, e a senhora concentrada não o atendeu, seu filho reclamou, pois achava que depois de velha queria aprender a ler, com isso houve uma discursão a respeito da importância da leitura.

O próximo barco só sairia às 5h da manhã, então Zaqueu começou a contar a história do vale de Javé onde ele nasceu. Javé era um pequeno vilarejo que seria destruído pela construção de uma barragem.

Os moradores estavam reunidos em uma pequena capela e Zaqueu afirmou que eles teriam que deixar o vale, um grande alvoroço tomou conta de todos que não queriam sair de suas casas. O Vale só seria preservado se fosse um patrimônio histórico, daí surge a ideia de escrever a história do Vale de Javé.

Agora tinha a questão de decidir quem escreveria a história, pois praticamente nenhum morador sabia ler ou escrever. Firmino um dos moradores citou o nome de Antônio Bia, houve novamente uma confusão entre os populares, pois Biá era um antigo funcionário do correio que para não perder seu emprego escrevia cartas para outras cidades falando mal dos moradores de Javé, com isso o movimento do correio cresceu mantendo Biá em seu emprego.

Quando foi descoberto, os moradores invadiram o correio, bateram e expulsaram Antônio Biá do Vale, Biá ficou sozinho morando nas redondezas de Javé. Porém agora os moradores precisam dele para salvar Javé das águas, foram então trazer Biá de volta, reuniram os moradores leram algumas das cartas para lhe mostrar que ninguém havia esquecido o que ele fez, porém ele tinha agora uma oportunidade de se redimir pelo seu erro.

Enquanto Zaqueu viaja para avisar as autoridades da preparação do documento, Antônio Biá recebe um livro no qual teria que colher as histórias. Antes de começar a escrever Biá vai ate a casa de Tereza para corteja-la, nesse momento seu pai chega, então ela sai correndo e Biá diz a seu Vicente que lhe procurou pela cidade toda para que ele seja o primeiro a contar sua história.

Então a primeira casa visitada é a de seu Vicente, que pegou uma velha garrucha para começar a relatar sua história, segundo seu Vicente a garrucha pertencia a Indalécio o fundador do Vale de Javé, um homem que jamais descia do cavalo, que estava sempre preparado para guerra, guiou seu povo para um lugar seguro. Seu Vicente estava muito irritado, pois enquanto ele falava Antônio Biá não escrevia nada, queria inventar do jeito dele a história.

Biá se tornou tão importante que as pessoas o abordavam na rua para que incluísse sua história no livro. Como foi o caso do barbeiro da cidade que foi subornado por Biá que queria um ano de barba grátis para colocar sua história no livro.

Alguns moradores decidiram acompanhar Biá pra ver se ele estava fazendo o seu trabalho, foram então a casa de dona Deodora que de principio pegou um pedaço de pau para bater em Biá, mas por fim ela permitiu a entrada dele.

Então a segunda casa visitada é a de dona Deodora, que começa relatando que Javé se originou através de algumas pessoas que estavam fugindo da guerra contra a coroa, durante o relato dela os moradores entravam em contradições. Dona Deodora afirma ser descendente de Maria Dina uma mulher que pertencia ao bando de Indalécio, Maria se afastou do bando e quando encontrou um bom lugar para eles morarem contou as divisas do Vale de Javé. Enquanto dona Deodora falava Antônio Biá cochilava e nenhuma palavra foi escrita no livro.

Segundo Firmino, Deodora estava engrandecendo sua parente Maria, e contou sua versão. Maria Dina não era do bando de Indalécio era uma mulher que corriam pelo Vale como doida. Durante as versões contadas houve muito chingamento e os moradores decidiram votar para decidir qual história colocar no livro. Uns queriam que escrevesse as duas histórias, com isso Biá se irrita e manda eles arrumarem as provas de qual história é verdadeira.

A cobrança dos moradores é tão grande que os moradores vão acordar Biá para que ele inicie mais um dia de trabalho.

A próxima casa a ser visitada é a dos gêmeos que conta que seus pais também eram gêmeos, e se apaixonaram pela mesma mulher, porém Margarida escolhe Cosme, casando-se com ele. Mas na lua de mel e após todos se embriagarem ele acorda com os dois um de cada lado da cama. Margarida sabia que tinha sido mulher de um deles não sabia de qual. Cosme então expulsa seu irmão Damião e renega o filho gerado naquela noite. Os moradores se irritam, pois essa não era história para pôr no livro. Começa então uma grande discussão entre os irmãos, Biá novamente deixa mais uma casa, e nada é escrito no livro.

Biá visitou também a casa de Daniel que disse não ter muito o que contar dele, porém contou a história de seu falecido pai que morreu por amor a Santinha, que viajava muito e os deixava em casa. Contou também de como ele perdeu seus medos, ao ver seu pai atirar em um homem que invadiu sua casa a cavalo Antônio Biá já não era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com