TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elianinha2009@gmail.com

Exames: Elianinha2009@gmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO FIMCA

Curso de Administração

Acadêmico:

ATA, CARTA COMERCIAL E MEMORANDO

PORTO VELHO

2012

Acadêmico: Eliana de Souza Passos, Marcos da Silva Freire, Eliziane de Almeida Silva, Vanderneia da Silva Vilaça, e Renan Caio da Rocha.

ATA, CARTA COMERCIAL E MEMORANDO

TRABALHO /ATA CARTA COMERCIAL E

MEMORANDO/ DE SENVOLVIDO DURANTE

DE PORTUGUÊS, COMO PARTE DA AVALIAÇÃO

REFERENTE AO BIMESTRE.

PROFESSOR (A): ELAINE

PORTO VELHO

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................................4

ATA ...................................................................................................................5

CARTA COMERCIAL .........................................................................................8

MEMORANDO .................................................................................................9

CONCLUSÃO .................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ...............................................................12

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo, mostrar a importância da Ata, Carta Co-mercial e Memorando nas empresas publica ou privadas. Com intuito de me-lhorar cada vez o conhecimento e facilitar a comunicação entre funcionários e chefe da repartição ou do departamento.

Percebe-se que nas empresas, seja ela qual for, tem um grau de dificul-dade quando fala em comunicação escrita então, com essas ferramentas que iremos explanar a seguir ira mostrar como transmitir essa comunicação de ma-neira simples.

Com os métodos ata, carta comercial e memorando tem facilitar a vida das pessoas que trabalha em empresas. Pretende-se nesta pesquisa responder alguns questionamentos, como fazer uma ata de reunião, como fazer uma comunicação empresarial e de unidades administrativas de um mesmo órgão.

ATA

É um documento que registra resumidamente e com clareza as o-corrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assem-bleias. Que seja redigida de maneira que não possa ser modificada.

Alguns tipos de ata: Ata de posse, Ata de fundação, Ata de Reuniões de Diretoria, Ata de Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, Ata de Reuniões do Conselho Fiscal.

Alguns exemplos de atas:

Ata de posse: Retenção ou fruição de alguma coisa ou direito, de quem possui uma coisa ou de quem a detém como sua. Investidura nas funções de um cargo ou dignidade.

Ex:

Aos dois dias do mês de outubro do ano de dois mil e doze, às dezoito horas e trinta minutos, na sala de reunião da CDL, situada na Rua Benedito, 571, to-mou posse à Nova Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho, eleita em Reunião Plenária de Assembleia Geral, realizada em 26 de setembro de dois mil e 2012, para o período de 2012 a 2013, composta dos seguintes associados.

Eliana Souza

Presidente

Eliziane Almeida

Vice-Presidente

ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA: É um breve resumo do que foi discu-tido e acertado durante uma reunião, nela também consta o que cada integran-te da reunião irá executar.

Ex:

Cronograma de reuniões do Comitê REPUBLICA

Inclusão de nomes para participarem do Comitê

Ata de nº. 002/2011, da Unidade Gestora de Atividades Meio, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, realizada aos treze dias do mês de Julho do ano de dois mil e onze, às dez horas. A reunião foi presidida por Marciana de Moura Teixeira (Gestora de Atividades Meio/SSPMA) e contou com a presença dos seguintes membros: Elimar Carneiro Conceição (Supervisora de Recursos Humanos/SSPMA), Aldilene Maria Oliveira Everton (Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas/SSPMA) e Antônio Roberto do Santo Silva Secretário Adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional. Iniciada a reunião, ficou definido o cronograma de reuniões do Comitê Interno da República – SIG, para o 2º semestre do ano de 2011. Serão realizadas seis reuniões, sendo a 1ª no dia 19.07.2011, a 2ª no dia 17.08.11, a 3ª no dia 13.09.11 a 4ª no dia 05.10.11, a 5ª no dia 08.11.11 e a 6ª reunião no dia 07.12.11. As reuniões serão realizadas sempre na SADAI, às 15h00min horas. Ficou definido ainda, pela Supervisão de Recursos Humanos, que RENATO LISBOA ficará encarregado de recolher uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, as sugestões deixadas nas caixas de sugestões distribuídas ao longo do prédio da Secretaria, e por sua vez, ficará encarregado de fazer uma triagem dessas sugestões e a partir de então, elaborar um plano para a apresentação das mesmas ao Comitê Interno da República; as caixas de sugestões serão providenciadas pela Supervisora de Recursos Humanos desta SSP. Definiu-se também, que a Dra. Daniella Salomão Prazeres Martins, enquanto Chefe do Departamento de Apoio e Assistência Biopsicossocial desta SSP deverá participar das reuniões do Comitê Interno da República, tendo em vista que sua participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com