TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vanderleia.camilo@gmail.com

Trabalho Universitário: Vanderleia.camilo@gmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 4

Escassez de pessoas na construção civil.

1. INTRODUÇÃO

A cada dia que passa se vê em alguns locais de nosso País muitos prédios, muitas construções, casas, pontes, barragens, entre muitos outros, todas essas transformações, enquadram-se na área da Construção Civil. Esse fator quase todos sabem, mas poucos conhecem o que aconteceu para que exista atualmente essa tecnologia, todos esses profissionais, qual a situação dos mesmos e a verdadeira importância desse segmento.

Frente a essa questão foi elaborada uma análise sobre a Construção Civil desde a década de 30 até os dias atuais, baseando-se na economia, para que seja entendido de uma forma mais simples o “por que” e o “como” essa área se tornou tão importante para os cidadãos, o governo, o mercado financeiro, enfim, para tantas pessoas que “desfrutam” desse segmento direta ou indiretamente.

Outro fator interessante que é abordado é a mão-de-obra dessa área, pois se percebe pelo que é visto nos noticiários que está faltando muita mão-de-obra qualificada no setor, mas por que isso acontece? O que fazer para tentar minimizar esse problema? Essas são perguntas muito interessantes e seus principais debates poderão ser encontrados no decorrer do conteúdo.

No decorrer do trabalho, serão apresentadas as alternativas utilizadas atualmente para tentar chegar à uma solução de reter mais efetivamente os colaboradores desse segmento. A pesquisa será baseada em uma abordagem quantitativa e qualitativa, aonde os dados serão coletados através de uma seleção de empresas e questionários, no qual os mesmos serão analisados de uma forma a obter os dados necessários para essa análise, a fim de validar as informações apresentados no decorrer do trabalho.

Um dos objetivos que levou o grupo a escolher esse tema foi o fato de visionar o conhecimento sobre estratégias e ferramentas que podem ajudar as empresas da construção civil com a atração e retenção de funcionários. O setor escolhido é muito importante para a economia brasileira e por esse motivo é necessário buscar possíveis soluções para minimizar a escassez de pessoal.

1.1. PROBLEMA DA PESQUISA

De acordo com CARTONI (2007) o problema de pesquisa é a dúvida inicial, ele se apresenta uma questão que servirá como direcionador de toda a pesquisa.

Já PAVIANI (2005, pg. 208), diz que problema de pesquisa é uma questão que antecipa o que a pessoa ainda precisa aprender frente a alguma coisa de que ela já possui algum conhecimento.

Segundo BARROS e LEHFELD (2000) o problema de pesquisa surge para desvendar várias outras questões, e o objetivo final dessa é auxiliar para que se chegue ao conhecimento.

Frente às definições, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: Como as empresas da construção civil estão se preparando para um cenário de escassez de mão de obra, levando em consideração o crescimento da economia brasileira?

1.2. OBJETIVO GERAL

Segundo VERGARA (2007), objetivo é um resultado a ser alcançado. Esse mesmo é dividido em objetivo Geral, que visa uma resposta sobre algum fator especifico para que se chegue a uma resposta de algum conhecimento, e objetivos intermediários, que visa apoiar que seja alcançado o objetivo geral.

Já COLLIS e HUSSEY (2003) definem o resumo de objetivo como:

[...] revisar e sintetizar o conhecimento existente; investigar alguma situação ou problema existente; fornecer soluções para um problema; explorar e analisar questões mais gerais; construir ou criar um novo procedimento ou sistema; explicar um novo fenômeno; gerar um novo conhecimento; uma combinação de quaisquer dos itens acima. [...]

Frente a essa questão, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentado: Verificar as atitudes adotadas pelas empresas da Construção Civil no estado de São Paulo frente ao cenário de escassez de mão de obra.

1.3. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Verificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com