TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elton Mayo

Dissertações: Elton Mayo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2012  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 2

o surgiu a “Teoria das Relações Humanas”. Esta teoria surge em reacção a Teoria Clássica da Organização Cientifica do Trabalho. O seu fundador foi Georges Elton Mayo (1880 / 1949), Sociólogo Australiano, um dos fundadores e principal expoente do método Sociologia Industrial dos Estados Unidos. Era médico, leccionou na Universidade de Queensland, estudou as sociedades aborígenes, que o tornaram sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou ainda na análise psicológica de soldados em estado de choque. Em 1927 foi convidado para fazer parte da equipa que estava a realizar estudos na Wester Electric Company, e desde logo se apercebeu que o enfoque das experiências que estavam a ser realizadas não era o correcto e por isso, os resultados eram frustrantes. Posto isto, mudou o rumo da investigação, debruçando-se sobre a influência das relações interpessoais, como factor de influência na produtividade dos trabalhadores. O seu estudo foi constituído por 4 fases, 1ª Fase – Os Estudos da Iluminação, 2ª Fase – Sala Experimental, 3ª Fase – Entrevistas Individuais e 4º Fase – Observação, cujo conteúdo desenvolveremos nas páginas que se seguem. Com os resultados obtidos na investigação de Georges Elton Mayo, concluiu-se que a Teoria das Relações Humanas não é totalmente oposta à Teoria Clássica, sendo portanto mais eficaz funcionando como complemento desta, ou seja, somando as duas teorias, obtinham operários mais felizes, com menos doenças profissionais, aumentando significativamente a produção através de uma inter-ajuda e preocupação com os colegas bem como com o crescimento positivo da empresa e a satisfação dos seus superiores, sentindo-se assim parte integrante da empresa como se de uma grande família se tratasse.

Origem da Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos estados unidos como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seu

Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se

s colaboradores. Foi basicamente um movimento de reacção e de oposição à Organização Cientifica do Trabalho (OCT).

Estudo das Condições de Trabalho na W.Electric Objecto de Estudo

A Western Eletric era uma empresa norte-americana que fabricava componentes eléctricos para telefones. A empresa sempre se caracterizou pela preocupação com o bem-estar dos seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantemente saudável de relações industriais. Durante mais de 20 anos não houve conhecimento de nenhuma greve ou manifestação. Um diagnóstico preliminar dir-nos-ia que satisfação na empresa era alta e os funcionários confiavam na competência dos seus administradores. Objectivo A fábrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar de que modo os factores ambientais, como a iluminação do ambiente de trabalho, influenciavam a produtividade dos trabalhadores.

1ª Fase do Estudo As experiências foram realizadas por uma equipa constituída por três me ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com