TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Continuidade à Questão 1, E Com Base No Referencial Teórico De Karl Marx, Desenvolva Um Texto Crítico De 20 A 30 Linhas No Qual Sejam Destacadas As Diferenças E Semelhanças Percebidas A Partir Do Quadro Comparativo Da Primeira Questão.

Ensaios: Em Continuidade à Questão 1, E Com Base No Referencial Teórico De Karl Marx, Desenvolva Um Texto Crítico De 20 A 30 Linhas No Qual Sejam Destacadas As Diferenças E Semelhanças Percebidas A Partir Do Quadro Comparativo Da Primeira Questão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos notar que os dois países capitalistas analisados acima possuem PIB, renda per capita e IDH superiores ao Brasil, já com relação aos países socialistas a China possui o PIB superior ao PIB do Brasil e apesar disso, possui a renda per capita e o IDH inferiores ao Brasil. Já a Coreia do Norte, possui tanto o PIB quanto a renda per capita inferiores ao Brasil, porém possui seu IDH superior ao brasileiro.

A análise da conclusão acima demonstra que apesar das diferenças existentes nos meios de produção ao compararmos Brasil, Estados Unidos e China, a renda per capita e o IDH da China não são proporcionais ao desenvolvimento do PIB, uma vez que a China possui um PIB três vezes superior ao PIB do Brasil, podemos verificar que a população brasileira obteve melhores condições de vida, no último ano do que a população chinesa, uma vez que a renda per capita do Brasil é duas vezes maior do que a renda per capita da China, assim como o índice de desenvolvimento humano no Brasil também é superior ao da China.

Com relação aos Estados Unidos, podemos notar que o alto IDH e a alta renda per capita acompanha proporcionalmente o PIB, e temos como indícios de principais motivos a política capitalista de incentivo a propriedade privada e a livre iniciativa, além de incentivos fiscais. Ao compararmos com a China que também possuí um PIB elevado, vemos que as condições de vida neste último não são tão elevadas possivelmente em razão do controle governamental que restringe a liberdade de escolha do sistema político e econômico, bem como o crescimento do mercado interno.

Quanto ao Brasil, vemos que apesar do PIB ainda estar aquém de países como Estados Unidos e Japão, e por este motivo, o Brasil estar enquadrado em país em desenvolvimento, enquanto os dois últimos são considerados como países desenvolvidos, vemos que a renda per capita e o IDH vem crescentemente acompanhando o crescimento do PIB, o que pode-se observar no aumento de poder de compra das classes menos abastadas e aumento do padrão de vida da população em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com